O Sicoob Credija é um dos parceiros do Programa Mulheres Cooperativistas
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) promoveu, recentemente, em Torres (RS), o primeiro Seminário Regional de Mulheres Cooperativistas. O evento reuniu as participantes dos núcleos femininos da Coopersulca de Turvo, Cooperja de Jacinto Machado e Coopera de Forquilhinha.
O seminário contou com a presença da representante do Sescoop/SC, Alessandra Wernz Antonello e do presidente da Coopersulca, Arlindo Manenti, representando os demais presidentes das cooperativas participantes, que deram as boas -vindas às mulheres dos três núcleos femininos. As atividades foram conduzidas pelo consultor Ney Guimarães.
A iniciativa teve por objetivo promover a troca de experiências entre os núcleos por meio da apresentação das atividades de cada grupo. Com relação aos trabalhos desenvolvidos pelo núcleo da Coopersulca, a coordenadora Eliete Marques Giusti, juntamente com Lucir, Rita, Marli, Solange e Jucinéia, apresentou o case da Coopersulca, destacando algumas atividades desenvolvidas no decorrer dos anos de 2013 a 2016. Em seguida, foram apresentados os cases da Cooperja e Coopera.
O coral do núcleo feminino da Coopersulca fez uma apresentação especial para o evento.
Programa Mulheres CooperativistasA coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patricia Gonçalves de Souza, lembra que o Programa Mulheres Cooperativistas, criado e desenvolvido pela entidade, iniciou experimentalmente em 2013, na Coopersulca, de Turvo, e na Coopera, de Forquilhinha. Depois da análise e aprovação de sua implantação e resultados, o programa passou a ser disponibilizado para as cooperativas que manifestem o interesse em participar.
Destinado às cooperadas, esposas, filhas de cooperados e funcionárias de cooperativas catarinenses de todos os ramos, o programa está embasado em quatro eixos temáticos principais: cooperativismo, liderança cooperativista e protagonismo feminino, bem como organização do quadro social. Ao todo, são seis módulos e a última etapa consiste na constituição e organização do núcleo feminino.
O objetivo é promover a sustentabilidade da cooperativa e do cooperativismo por meio da educação cooperativista e do aprimoramento dos conhecimentos para a melhor participação e organização das mulheres no quadro social das cooperativas. De 2013 até o momento já foram realizadas 11 turmas, com a participação total de 379 mulheres de 12 cooperativas catarinenses. Em 2016 serão realizadas seis turmas, no período de abril a agosto, com a parceria das cooperativas Sicoob Credija, Coopera, Coopersulca, Cersul,Cooperja, Cooperalfa e Cooper A1.