Luiz Vicente Suzin: evento é importante para discutir os caminhos para um futuro cada vez mais reconhecido pelo crescimento, competitividade e inovação
O sistema cooperativista de Santa Catarina está representado no 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), de 8 a 10 de maio, no Complexo Brasil 21, no Distrito Federal. O Estado conta com a participação de 45 pessoas de 35 cooperativas, inclusive do Sicoob, além de representantes da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc).
Realizado pela OCB nacional, o evento discute os seguintes temas: comunicação, governança e gestão, inovação, intercooperação, mercado e representação. Após a abertura, no primeiro dia, houve o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo, a posse da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e pronunciamento de autoridades. Em seguida, houve apresentação da dinâmica do 14º CBC e, no período da tarde, foi ministrada a palestra Cultura da Excelência, com o treinador de vôlei Bernardinho. As atividades também contemplam salas simultâneas com apresentações, estudos de caso, boas práticas e atividades interativas.
Na quinta-feira (9) foi realizada palestra sobre Protagonismo e Transformação, com Pedro Calabrez, seguida por apresentações, estudos de caso, boas práticas e atividades interativas em salas simultâneas. No período da tarde houve sessões temáticas para definição das Diretrizes Estratégicas para o Cooperativismo e lançamento de livros do cooperativismo brasileiro. Nesta sexta-feira (10), haverá Sessão Plenária a partir das 8 horas.
Na visão do presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin, o congresso é um espaço fundamental para discutir ações que visam fomentar o cooperativismo no Brasil. Nosso Estado tem papel de destaque no segmento e não poderíamos ficar fora de um evento tão importante para discutir os caminhos para um futuro cada vez mais reconhecido pelo crescimento, competitividade e inovação, afirmou.