O Sicoob Cruz Alta promoveu capacitação sobre relacionamento com a imprensa media training para funcionários e dirigentes, em Chapecó, Turvo e Florianópolis. Os treinamentos foram ministrados por Vera Caser (Vera Caser Comunicação) e Christina Schuller (Daí Comunicação Integrada). Em Chapecó foi realizada no dia 23 de setembro, em Turvo no dia 25 de setembro e em Florianópolis no dia 29 de setembro.
No mundo contemporâneo, as pessoas e as empresas são monitoradas o tempo todo e isso exige uma nova maneira de pensar e, principalmente, de agir. Hoje tudo é fotografado e filmado e as redes sociais expõem, cada vez mais, publicamente, cenas da vida privada das pessoas. Com mais acesso às informações, as empresas e organizações podem ser desmentidas com facilidade e se tornaram muito mais vulneráveis.
Vera Caser fez uma apresentação em que explicou, para um público na maioria leigo, sobre como funciona um veículo de comunicação e como trabalham os jornalistas. As organizações que mantêm um bom relacionamento com a imprensa têm ganhos quanto à reputação e aos resultados, afirmou Caser, acrescentando que os veículos de comunicação falam com todos os seus públicos de interesse ao mesmo tempo e influenciam a sociedade, proporcionando credibilidade às iniciativas da corporação.
Vera Caser explicou o que é notícia, por que é importante falar com jornalistas, o funcionamento dos veículos de imprensa, a preparação para uma entrevista, as recomendações, os cuidados, o que se deve evitar, os gestos como se comportar diante das câmeras de TV.
Outra situação abordada pela especialista foram as crises, que atingem o maior patrimônio de uma organização, que é a credibilidade. Quando bem administrada, a crise pode se transformar em uma oportunidade para a empresa, comunicando-se de maneira correta com o público e aprendendo com os eventuais erros que desencadearam o problema.
Os participantes do media training, em Florianópolis, foram desafiados a encontrar a melhor definição para o cooperativismo de crédito e suas mais importantes qualidades. Como as cooperativas há muito tempo que não operam somente com crédito, definiu-se que uma cooperativa de crédito é uma instituição financeira cooperativa que trabalha com todos os produtos e serviços de um banco. Entre as vantagens: o associado é dono do negócio, tem participação nos resultados e pode participar da administração, tem atendimento personalizado e de qualidade, oferece a mesma garantia dos bancos, atende pessoas físicas e jurídicas, tem fiscalização do Banco Central, tem taxas mais acessíveis e contribui para o desenvolvimento dos municípios onde atua.
Na segunda parte do media training, a jornalista Christina Schuller, que atuou por 13 anos em grandes veículos de comunicação do Espírito Santo do Paraná, fez uma apresentação sobre o cotidiano da televisão, o que é notícia em TV, a rotina das redações, a linguagem da notícia e como falar para um telejornal ao vivo e gravado. Todos os participantes que desejaram foram submetidos a uma entrevista fictícia que, depois, foi apresentada em vídeo com comentários sobre eventuais erros.