Você está em: Histórico de Notícias


29/12/14

Sicoob São Miguel recebe comitiva de cooperativas de Minas Gerais


O Sicoob São Miguel recebeu no dia 5 de dezembro mais uma comitiva de cooperativas de Minas Gerais

O Sicoob São Miguel recebeu no dia 5 de dezembro mais uma comitiva de cooperativas de Minas Gerais. O objetivo da visita foi a troca de experiências entre cooperativas do sistema. Conforme o presidente Edemar Fronchetti, a cooperativa tem recebido constantemente visitas de dirigentes de outras instituições de crédito de diversos estados do Brasil. Para nós é muito gratificante poder compartilhar experiências sobre o desenvolvimento e a perenidade do cooperativismo, afirmou Fronchetti. Além disso, essas visitas proporcionam a troca de conhecimentos por meio da intercooperação, que é um dos princípios do cooperativismo, e todos ganham com isso, reforçou.

O presidente do Sicoob Central Crediminas, Alberto Ferreira, que integrou a comitiva, ressaltou que a viagem à Santa Catarina foi positiva, pois possibilitou a percepção de que embora distantes, os estados se irmanam na prática do cooperativismo. O cooperativismo de crédito tem ao longo do tempo a função de inclusão, pois em grande parte dos municípios onde estão instalados não havia, anteriormente, qualquer instituição financeira e nós nos preocupamos em ocupar esses espaços e dar condições à população dessas cidades de fazer movimentação financeira em uma instituição voltada para eles, afirmou.

Segundo Ferreira, é visível a diferença que uma cooperativa de crédito faz para uma comunidade onde ela está inserida, a exemplo do Sicoob São Miguel. Ele parabenizou a atual gestão pelo trabalho realizado em sua área da atuação e disse que vai levar boas experiências para dar continuidade ao desenvolvimento e crescimento de nossas cooperativas.

A força do cooperativismo

O presidente da Credimonte, Luis Antônio Santos Bolina, disse que o objetivo principal da visita foi descobrir as diferenças e proximidades de se atuar no segmento cooperativista. Ele, que foi sócio fundador do Sicoob Credimonte, frisou que as cooperativas de crédito nasceram, geralmente, em momentos de dificuldades, como solução para um determinado problema e que conquistaram seu espaço ao longo dos anos.

Para Bolina, isso é um reflexo da conduta do cooperativismo de crédito, que valorizou o produtor rural e ofereceu oportunidades de expandir os segmentos e desenvolver as comunidades onde atua. Eu creio que o trabalho, sendo sério, consciente e transparente, impulsiona o crescimento das cooperativas, finalizou Bolina.





Fonte: Sicoob São Miguel Assessoria de Comunicação.

Voltar ao Site