Dirigentes e funcionários do Sicoob debateram sobre concessão e risco de crédito, intercooperação e troca de experiências
O Sicoob Central SC/RS promoveu nos dias 3 e 4 de dezembro em Chapecó e nos dias 6 e 7 de dezembro em Florianópolis um Workshop de Negócios Crédito e Risco de Crédito. O evento foi direcionado principalmente para diretores, executivos, gerentes de Crédito, gerentes de Negócios/Comercial e gerentes de Pontos de Atendimento do Sicoob Cruz Alta.
O objetivo foi o de abordar, por meio de palestras, debates e apresentação de cases assuntos relacionados ao Crédito (evolução, ferramentas, automatização) e ao Risco de Crédito (mudanças na classificação, reclassificação e provisão), promovendo a intercooperação e a integração dos participantes, com troca de experiências.
A coordenação do Workshop foi do diretor Operacional do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto, do subgerente de Negócios Dangelo Dalla Rosa e do subgerente de Agronegócios Rodinei Munaretto.
Segundo Olavo Lazzarotto, o Sicoob tem sobrando mais de R$ 3 bilhões para emprestar aos cooperados e, para isso, precisa aumentar o foco no associado e aumentar a política de relacionamentos. Estamos crescendo cerca de 20% ao ano, mas precisamos conhecer melhor o nosso cooperado para que aumente a sua carteira de negócios no Sicoob, para que o Sistema seja a principal instituição financeira do nosso associado.
O subgerente de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Dangelo Dalla Rosa, informou que esta foi a terceira edição do workshop e disse que, se quisermos avançar nesse mercado cada vez mais disputado, precisamos mudar a forma de fazer crédito, precisamos nos reinventar. Lembrou que quase 90% da receita das cooperativas ainda é crédito e, nesse quesito, é preciso ter mais agilidade. Nem sempre o preço é o definidor para quem toma crédito, a agilidade, às vezes, define.
Para o subgerente de Agronegócios do Sicoob Central SC/RS, Rodinei Munaretto, o crédito rural precisa receber atenção especial das cooperativas quanto ao relacionamento junto aos cooperados produtores rurais, porque todos os números demonstram que é eficiente, rentável e propicia a venda de produtos, serviços e crédito comercial, além de ser fundamental para gerar renda nas comunidades e garantir a sustentabilidade do nosso negócio.
Os palestrantes foram Luciano Ribeiro Machado, superintendente Comercial do Bancoob; Raphael Santana, gerente de Agronegócios do Bancoob; Angelo Curbani, superintendente de Soluções Corporativas da Confederação; Alfredo Wenzel, superintendente de Gestão de Riscos da Confederação; Mauro Zoleti de Morais, diretor Financeiro do Sicoob MaxiCrédito e Moacir Carlos Bonin, diretor de Crédito do Sicoob Alto Vale.
Pelo Sicoob Central SC/RS, falaram o diretor Operacional Olavo Lazzarotto, o subgerente de Negócios Dangelo Dalla Rosa, o subgerente de Agronegócios Rodinei Munaretto, o especialista financeiro Alexandre Pozza, o supervisor Giano Lirio Gomes, além do diretor técnico da Corretora de Seguros Sicoob, Marcel Evandro Bankow e do analista Cezar Augusto Pottker.
Os cases foram apresentados por Joemir Giombelli, gerente de Crédito do Sicoob Crediauc; Edson Cieplak, gerente Operacional de Crédito do Sicoob São Miguel; Willian Berbet Tomaz, diretor superintendente de Negócios, da Credicaf (MG), Simplício Meurer, diretor de Crédito do Sicoob Creditapiranga; David Caldas, do Sicoob Norte Goiânia; e Anderson Cristian Luckow, gerente Comercial do Sicoob Credinorte. A palestra de encerramento foi com Luciano Ribeiro, superintendente Comercial do Bancoob.
Receberam o Troféu Destaque na categoria Crédito as cooperativas Sicoob Crediauc e Sicoob Credija, e na categoria Crédito Rural, o Sicoob Campos Novos e o Sicoob Vale do Vinho.