Palestrantes procuraram conscientizar os participantes do workshop sobre a importância de cada um atuar no processo de governança corporativa
O Sicoob Central SC/RS promoveu no dia 16 de julho o 1º Workshop de Supervisão. O encontro teve por objetivo discutir, sob o ponto de vista dos apontamentos de auditoria e indicadores econômico-financeiros, o papel de cada um dos atores no processo de governança corporativa das singulares. Participaram presidentes, conselheiros, diretores e responsáveis pelas áreas de Controles Internos, Auditoria e Compliance das filiadas do Sicoob Cruz Alta e da Central.
O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, fez a abertura do evento e destacou que o Workshop de Supervisão é mais um passo do Sicoob Cruz Alta para o fortalecimento da transparência com as cooperativas singulares e das ações que visam à consolidação dos controles, minimizando perdas e aumentando a credibilidade de nosso sistema junto aos agentes reguladores, ao mercado, à comunidade e, principalmente, aos nossos associados.
Também participaram do evento o chefe da subunidade do Departamento de Supervisão de Cooperativas (Desuc) do Banco Central, Ivens Arua Neves de Miranda, e o presidente da Confederação Nacional de Auditoria Cooperativa (Cnac), Vinicius Gasparino Rezende de Souza. Ivens ministrou palestra sobre As perspectivas do Banco Central sobre o cooperativismo de crédito, com abordagem da Governança Corporativa, Agenda BC# e Incorporações. Vinicius, por sua vez, falou sobre Escopo e perspectiva da auditoria cooperativa para 2019/2020, com ênfase nas linhas de defesa da Administração.
No workshop também foram realizadas várias apresentações com análises e reflexões das ocorrências de não conformidades das auditorias cooperativas de 2018, das mudanças regulamentares, da situação econômico-financeira de cada uma das singulares, bem como uma visão geral dos Controles Internos e dos Riscos Operacionais do Sistema Sicoob Cruz Alta.
O Processo Administrativo Sancionador (PAS)foi o tema apresentado pelo assessor Jurídico, advogado Jefferson Nercolini Domingues, e pela subgerente de Supervisão, Cristiny Ventura que, à luz da nova lei 13.506/2017, demonstraram as mudanças regulamentares e os reflexos no segmento do cooperativismo de crédito.
Finalizando o evento, o gerente de Negócios, Dangelo Dalla Rosa, discorreu sobre os provisionamentos recentes que impactaram o Sistema Sicoob, com abordagem das mudanças do Cálculo de Risco e Limites (CRL) e das classificações dos ativos problemáticos.