Funcionários de diferentes ramos de cooperativas do Oeste catarinense participaram, recentemente, no Mogano Hotel, em Chapecó, do curso Arquivamento de atos, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC). Pelo Sicoob Oestecredi participaram a diretora Eliana Berlt e a funcionária Erenice Henchen.
O evento foi conduzido pelo assessor Jurídico da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e representante da entidade na Junta Comercial, Gilson Flores, que abordou os requisitos exigidos para registro de atos e as principais dificuldades enfrentadas nesse processo.
Segundo Flores, o registro de atas de assembleias ordinárias e extraordinárias e de reuniões de conselhos administrativos, por exemplo, são obrigatórios a todas as cooperativas. A intenção foi proporcionar conhecimentos sobre os aspectos técnicos para o registro de atos na Junta Comercial, já que se trata de um procedimento jurídico que oferece segurança às operações do dia a dia das cooperativas, ressaltou.
Para a funcionária do Sicoob Oestecredi, Erenice Henchen, a participação constante em palestras de capacitação é fundamental para melhorar o atendimento ao associado e agilizar processos internos na cooperativa de crédito. Essa foi uma excelente oportunidade para nos atualizarmos e estarmos preparados para a correta confecção e encaminhamento das atas e demais documentos para registro na Junta Comercial. Também foi importante conhecer a realidade de outras cooperativas, interagir e trocar conhecimentos com outros profissionais, afirmou.
A programação incluiu abordagem de temas como os aspectos legais do arquivamento de conformidade com a Lei 5.764/71; convocação de reuniões e assembleias, confecção de pauta e editais, publicação e como realizar reuniões produtivas; arquivamento dos atos e a Junta Comercial, taxas, documentação, exigências mais frequentes; além de lavratura de atas com abordagem para as formas e normas da ABNT; Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária, reuniões de Conselhos de Administração e Fiscal, entre outros.