Entre os princípios do cooperativismo, está o interesse pela comunidade. E para colocar em prática no seu dia a dia, o Sicoob Oestecredi de Palmitos desenvolve diversas atividades e com frequência apoia iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida da população. Dentre elas está a campanha
Outubro Rosa, uma parceria com a Rede Feminina do município para prevenção ao câncer de mama. Conforme a gerente do Sicoob de Palmitos, Michele Bondan Bortoli, todos os funcionários da cooperativa têm se vestido com a cor ou com algum símbolo rosa, durante o mês. Também foi realizada uma palestra para os funcionários com uma profissional da saúde da Unimed, sobre os cuidados com a saúde da mulher.
Michele destaca a importância da campanha e da parceria com a Rede Feminina unida às demais entidades no município. Precisamos conscientizar toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer. Alertar, principalmente, as mulheres, pois a prevenção pode salvar muitas vidas, afirmou.
Somos uma cooperativa que pensa no bem comum, e o mês de outubro representa a valorização e o cuidado para com a saúde da mulher, em especial de nossas associadas. Por isso, em nível nacional, o Sicoob se compromete com esta data realizando ações diferenciadas, seja na maneira de se vestir ou de dialogar com as pessoas sobre a campanha, acrescentou.
A secretária da Rede Feminina, Sonja Maria Lucca, disse que o Sicoob, bem como as demais entidades, têm uma participação expressiva no Outubro Rosa. Sempre são parceiros, junto com o comércio em geral. Cada qual exercendo uma função, observou.
A presidente da Rede Feminina, Silvane Schafer, disse que ainda neste mês, várias atividades estão sendo pensadas a fim de repassar orientações sobre o câncer de mama, prevenção e tratamento. Ela explicou que a cidade de Palmitos já teve iluminação rosa no começo do mês, culto ecumênico, mateada rosa, projeto de educação e saúde na sala de espera e também nas escolas.
Superação
Silvane lembra que o mês de outubro é marcado pela campanha de prevenção ao câncer, mas também representa um importante momento para as mulheres que já passaram por esta doença e conseguiram estabilidade novamente.
Exemplo disso é o grupo de mulheres mastectomizadas, que passaram por uma cirurgia de retirada total ou parcial da mama. Esse grupo se reúne uma vez por mês, na Rede Feminina, para ouvir palestras, conversar e trocar experiências. Iniciamos o grupo com quatro mulheres e hoje, atendemos 21. Aos poucos, esse grupo deve aumentar, pois a nossa intenção é fazer com que elas tenham autoestima e consigam fortalecer outras mulheres que estiverem passando pelo mesmo problema, finalizou.