Iniciada no final de 2013, a construção da nova sede do Sicoob Noroeste, em São Lourenço do Oeste, será entregue ainda este ano. Além da rapidez na edificação que possui 3.400 metros quadrados de área construída o projeto chama a atenção por outros detalhes. É estruturado em aço carbono com fechamento em painéis metálicos e panos de vidros. Segundo o diretor de gestão do Sicoob Noroeste, Gilmar Bazzo, é uma obra inovadora, racional e contemporânea.
Outro ponto importante é o uso da expressão Instituição Financeira Cooperativae da marca Coop símbolo universal do cooperativismo no mundo junto com a marca Sicoob na fachada. Segundo Gilmar Bazzo, a iniciativa será pioneira no Brasil. A sociedade identificará que aquele lugar não é um banco ou uma instituição de crédito, mas uma instituição financeira cooperativa, afirmou.
Primeiro executivo do setor a defender publicamente o uso da expressão Instituição Financeira Cooperativa, o diretor de Operações do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Ênio Meinen, afirma que a expressão, além de mais inclusiva, é fiel ao que hoje ocorre com as cooperativas. Segundo Meinen, as cooperativas não se limitam a conceder crédito, já que operam com todos os produtos e serviços próprios de uma instituição financeira de varejo, preservando, no entanto, o viés cooperativo.
O dirigente do Bancoob lembra que uma recente pesquisa de opinião e de imagem sobre o Sicoob revelou que as pessoas associam cooperativa de crédito a crédito, desconhecendo que as instituições estão habilitadas a fornecer outras soluções financeiras. Acrescentou que hoje já é possível observar com mais força o emprego da nova identidade", tanto no próprio setor, como no âmbito de entidades e órgãos de relacionamento externo do segmento.
Conforme Bazzo, com a mudança recente para instituição de livre associação, a instituição financeira cooperativa passou a trabalhar com aplicações financeiras, empréstimos e financiamento para pessoas físicas e jurídicas. Além disso, atua, por exemplo, com conta corrente, cheque especial, seguro, consórcio, previdência privada, recebimento de boletos e convênios luz, água, telefone. Hoje qualquer pessoa pode utilizar os produtos e serviços de uma instituição financeira cooperativa, garante o diretor de gestão do Sicoob Noroeste.
A nova sedeA nova sede do Sicoob Noroeste terá, também, uma usina de geração de energia solar, contribuindo com o meio ambiente. O prédio terá um andar para estacionamento de veículos dos clientes. Segundo o arquiteto Umberto João Bragaglia, responsável pelo projeto, a obra é um marco para a cidade de São Lourenço do Oeste e região.
Embora ainda não esteja finalizada, a nova sede do Sicoob Noroeste tem servido de modelo para outros projetos na região, tanto pelo conceito, quanto pela rapidez na edificação.