Encontro Universo Feminino foi realizado em Itá, no Oeste, e Balneário Camboriú, reunindo o Vale do Itajaí e Litoral
Estações da vidafoi o tema do Universo Feminino do Sicoob MaxiCrédito deste ano, encontro que reuniu mais de 680 mulheres, entre colaboradoras, associadas delegadas e esposas de associados delegados. O evento ocorreu em duas etapas: nos dias 30 e 31 de março em Itá, reunindo o público da região Oeste, e nos dias 13 e 14 de abril em Balneário Camboriú, com o público das regiões do Vale do Itajaí e Litoral Catarinense.
A temática tratou de como a mulher reage, se adapta e evolui ao longo de sua vida, passando por diferentes fases e situações. A diretora Administrativa Adriana Spolti Grigol, que fez a abertura do evento, disse que conforme as estações da vida vão passando, a gente deixa espaço para coisas novas, pois cada momento que vivemos é importante e, dessa forma, vamos construindo nossa história. Para Adriana, as mudanças que queremos no mundo dependem de cada um de nós. Nem tudo são flores, mas podemos cuidar do que é possível fazer para que elas sempre floresçam, acrescentou.
Na programação também houve a apresentação de informações sobre a atuação das mulheres no cooperativismo brasileiro, na abordagem de Divani Ferreira Matos, analista de Desenvolvimento Social do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O psicólogo e mestre em Educação, Marcos Meier, trouxe uma reflexão sobre a importância do universo feminino e como buscar a felicidade, revendo comportamentos, na palestra Princesas Tristes.
Já a psicóloga Jeanine Rolim abordou a autoestima da mulher em suas relações pessoais e profissionais, na palestra De bem com a vida, consigo mesmo e com os outros. O entretenimento ficou por conta do Espaço Sou Arte, uma companhia que usa arte circense, dança e teatro para encantar o público. No evento, também foram apresentados filmes curtas metragens de mulheres da cooperativa, que são exemplos de superação e de conquistas.
Na opinião da associada e delegada da cooperativa Adelaide Busanello Serpa o Universo Feminino foi um momento de integração e valorização, de refletir sobre o lado humano e trazer para a realidade de cada uma. Para Adelaide, o principal ensinamento foi do valor à vida, como mãe, profissional, amiga, tudo que somos e fazemos temos que valorizar, porque são fundamentais para a gente crescer.
A associada e delegada Leonice Zanrosso Rosina acredita que o evento proporcionou uma ótima reflexão e elevou a autoestima das participantes. A gente tem que ser forte e lutar sempre, correr atrás dos nossos sonhos e levar isso para a família, ter paciência, compreender os outros, se doar, disse Leonice, acrescentando que isso tudo faz bem para viver melhor a vida.