Você está em: Histórico de Notícias


12/07/19

Sicoob é o terceiro maior financiador da produção rural no Brasil


Sicoob Cruz Alta promoveu encontros com cooperados produtores rurais em vários municípios, entre eles, Chapecó

As cooperativas do Sistema Sicoob Cruz Alta já estão recebendo propostas para financiar a safra 2019-2020 e para isso dispõe de R$ 1 bilhão e 700 milhões para os produtores rurais um acréscimo de 8% em relação ao ano anterior. No ano passado, o Sicoob foi o terceiro maior financiador da produção agropecuária no Brasil entre as instituições financeiras, com R$ 12 bilhões, à frente do Bradesco, Itaú, Santander e outros grandes bancos do país.

Para alavancar ainda mais os negócios do atual Plano Safra, o Sicoob tem realizado treinamentos com funcionários da área, reunião de alinhamento e workshops em municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Também vem fazendo um acompanhamento da safra com informações fornecidas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola de Santa Catarina ((Epagri/Cepa) e com foco no Índice de Aproveitamento de Produtos (IAP) do Agronegócio do Sicoob.

No dia 16 de julho, o Sicoob Central SC/RS concluiu em Caxias do Sul (RS) o projeto Agro em Pauta, que promoveu encontros em mais cinco cidades Turvo (3), Lages (4), Mafra (5), Campos Novos (8) e Chapecó (9) com o objetivo de valorizar o cooperado produtor rural e apresentar aos associados as novidades do Plano Safra 2019-2020.

Queremos oferecer aos nossos cooperados produtores rurais os recursos necessários para que consigam melhorar as atividades em suas propriedades, aumentando a produtividade e ampliando os resultados econômicos e, assim, também promover melhor qualidade de vida para suas famílias e para as comunidades onde vivem, disse o subgerente de Agronegócios do Sicoob Central SC/RS, Rodinei Munaretto.

Em junho o Sicoob Cruz Alta promoveu uma ação com os funcionário e gerentes das agências que participam da construção da estratégia de atuação e expansão do Sicoob no Agronegócio no Rio Grande do Sul. O encontro reuniu as cooperativas do Sicoob São Miguel (com agências em Lajeado, Carlos Chagas e Veranópolis), do Sicoob Valcredi Sul (Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul) e Sicoob Vale do Vinho (com agências em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha). Além dos representantes das cooperativas, participaram integrantes do Sicoob Central SC/RS e do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob).

Mudanças estruturais

Nos cinco encontros do projeto Agro em Pauta em municípios catarinenses, que reuniu mil pessoas, o Sicoob Central SC/RS contou com a participação do engenheiro agrônomo Haroldo Tavares, da Epagri/Cepa, do diretor Operacional Olavo Lazzarotto e do subgerente de Agronegócios, Rodinei Munaretto. Em Caxias do Sul (RS), no dia 16 de julho, os palestrantes foram o engenheiro agrônomo Valdir Sangaletti, da Emater/RS e o subgerente do Sicoob Cruz Alta, Rodinei Munaretto.

As palestras de Haroldo Tavares Elias foram sobre As mudanças estruturais na agricultura catarinense, apontando para os problemas, as necessidades de apoio e as potencialidades, a partir da análise dos censos agropecuários. O estudo foi realizado por Dilvan Luiz Ferrari, Luiz Toresan, Luiz Carlos Mior e Tabajara Marcondes, da Epagri/Cepa.

Enquanto há um decréscimo do número de estabelecimentos agropecuários de até 50 hectares, naqueles acima de 100 hectares observa-se uma pequena ampliação, e eleva-se significativamente a área sob sua posse, sinalizando uma transição via concentração da posse da terra.

Outro dado identificado na pesquisa é a substituição de culturas e de redução da área com lavouras anuais. Há uma certa estabilidade na área ocupada com fruticultura, diminuição das pastagens nativas e aumento das pastagens cultivadas. Houve aumento, também, das matas nativas e plantadas e um expressivo crescimento dos níveis de produtividade, tanto na produção vegetal quanto animal.

A modernização tecnológica continua em ritmo acelerado, tanto nas principais culturas vegetais quanto na produção de animais e de produtos derivados. O engenheiro agrônomo Haroldo Tavares concluiu com informações sobre a reconfiguração do espaço rural, que amplia o movimento da agropecuária em dividir espaço com atividades econômicas não ligadas à agricultura, como turismo, agroindústria, construção civil, prestação de serviços e outros.





Fonte: Sicoob Central SC/RS Assessoria de Imprensa.

Voltar ao Site