Cooperativa com sede em Itapiranga vai completar em outubro 86 anos e é a mais antiga do Sistema Sicoob Cruz Alta
O Sicoob Creditapiranga, de Itapiranga (SC), classificou-se entre os três melhores projetos na categoria Cooperjovem. A ordem de classificação será conhecida durante cerimônia de premiação que ocorrerá em Brasília, no próximo dia 30 de outubro. Participaram do Prêmio 437 projetos de cooperativas de todo o Brasil, classificando-se 21 cooperativas em sete categorias.
O Sicoob Creditapiranga é a mais antiga cooperativa do Sistema Sicoob Cruz Alta e conta atualmente com mais de 20 mil associados, em cinco pontos de atendimento: Itapiranga (2), São João do Oeste, Tunápolis e Tenente Portela (RS). A cooperativa possui vários projetos sociais voltados ao desenvolvimento do sétimo princípio do cooperativismo, o interesse pela comunidade.
Segundo o presidente do Sicoob Creditapiranga, José Adalberto Michels, "a notícia sobre a seleção do Programa Cooperjovem entre os finalistas nacionais do Prêmio SomosCoop surge no momento em que se iniciam as comemorações de 86 anos da cooperativa e reconhece o trabalho que é realizado de longa data, sempre com foco no estabelecimento de parcerias".
A Fecoagro, parceira do Sicoob em projetos de comunicação, classificou-se na categoria Intercooperação, com sua Central de Compras.
As categorias do Prêmio SomosCoop são as seguintes: Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Cooperativa Cidadã; Cooperjovem; Desenvolvimento Sustentável; Fidelização; Inovação e Tecnologia; e Intercooperação.
O Prêmio SomosCoop - Melhores do Ano -, está na 11ª edição e tem por objetivo reconhecer e valorizar nacionalmente as iniciativas realizadas pelas cooperativas que melhoram a vida dos seus cooperados e das comunidades onde estão inseridas. A premiação é realizada a cada dois anos.
O cooperativismo conecta pessoas em torno de uma única causa: o bem comum. É por isso que reconhecer publicamente as boas práticas de cooperativas com benefícios comprovados aos seus cooperados e às comunidades onde estão inseridas é fundamental para estimular a troca de experiências e a intercooperação, ampliando os benefícios socioeconômicos do negócio cooperativo.