O Sicoob Credicampos, em parceria com o Sicoob Central SC/RS e com o apoio do Banco Central do Brasil, promove neste mês de agosto, na sede da cooperativa em Campos Novos, a exposição Cara ou Coroa, sobre moedas raras do Brasil. O acervo é do Museu de Valores do Banco Central e conta boa parte da história do país, a partir da chegada dos portugueses. O Sicoob também produziu um folheto com explicações sobre a história das moedas no Brasil e no mundo e detalhes das moedas mais raras do Brasil. Também está em fase de elaboração um livro sobre o mesmo tema. A exposição foi produzida pela Humanum Design e Comunicação e deverá percorrer vários municípios catarinenses e do Rio Grande do Sul, onde o Sicoob Cruz Alta possui cooperativas.
A exposição é formada por 18 painéis coloridos com reproduções das primeiras moedas metálicas que circularam no Brasil, de ouro, prata e cobre. A expressão cara ou coroasurgiu depois da criação da série dos escudos, primeiras moedas no Brasil com a figura do rei numa das faces e com as armas da Coroa Portuguesa na outra, no início do século 18.
O cara ou coroatornou-se tão popular que tem sido empregado em várias situações, inclusive para o início dos jogos de futebol, quando os capitães dos times escolhem um dos lados da moeda e o juiz a arremessa para o alto. O vencedor escolhe o lado do campo para começar a partida ou a posse da bola.
As primeiras moedas a circularem em solo brasileiro foram cunhadas em Portugal e, a partir do século 17, o governo português instalado no Brasil criou as Casas da Moeda da Bahia, do Rio de Janeiro, de Pernambuco e de Minas Gerais.
Durante o domínio holandês no nordeste brasileiro (1630-1654), surgiram as primeiras moedas cunhadas no Brasil, os florins e os soldos, que traziam a marca da Companhia de Comércio das Índias Ocidentais. Foi a primeira vez que a palavra Brasil apareceu cunhada em uma moeda.
O presidente do Sicoob Credicampos, Otávio Henrique Almeida Tessaro, disse que a exposição é uma oportunidade para os estudantes, os associados da cooperativa e toda a população conhecerem um pouco mais sobre a história das nossas moedas. Acrescentou que, ao promover a exposição, a Credicampos cumpre mais uma vez os princípios do cooperativismo, de "educar, formar e informar, de fazer a intercooperação e de contribuir com as comunidades, proporcionando informação e cultura".
Para o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, o dinheiro foi uma invenção que mudou a história da humanidade e permitiu que pessoas, famílias, comunidades, povos e países pudessem viver melhor, porque puderam trocar mais facilmente o que produziam por outros produtos que necessitavam.
Fonte: Sicoob Central SC/RS - com Sicoob Credicampos.