Projeto contou com a participação de aproximadamente 3.500 crianças
O Sicoob Credial comemorou no dia 8 de agosto 33 anos de fundação. Para celebrar a data, a cooperativa ofereceu um coquetel aos associados que visitaram todas as agências. No dia, foi realizado o corte do bolo na sede, em Cunha Porã, às 10 horas, com a presença do presidente Hermes Barbieri, funcionários, associados e autoridades. Também houve coquetel em todas as agências de cada município.
O Sicoob Credial, em comemoração aos 33 anos, realizou o projeto Sementes do Futuro, nas escolas municipais e estaduais da área de atuação. A ação iniciou no dia 31 de julho e terminou dia 10 de agosto, com a participação de aproximadamente 3.500 crianças. O projeto tem como parceiros o Palhaço Biriba e sua equipe, Secretarias de Educação municipais e a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert).
A educação é um dos princípios do cooperativismo e objetivo é construir uma cultura de cooperação nas comunidades em que a cooperativa atua. Queremos replicar a filosofia do cooperativismo na comunidade. Por isso, estamos executando vários projetos que visam demonstrar para o nosso jovem a importância e o diferencial do cooperativismo e o quanto ele está inserido e atuante dentro da comunidade, explicou o diretor Executivo Márcio Luiz Schmitt.
Para desenvolver o projeto, o Sicoob Credial conta com a parceria do Palhaço Biriba e sua equipe, que aborda em seus espetáculos os temas da Educação Ambiental, Valorização Global, Educação Financeira, Sustentabilidade, Reciclagem, Respeito e Educação, sempre destacando o jeito certo de fazer as coisas. Estamos desenvolvendo um projeto nas escolas de uma maneira lúdica, através do palhaço Biriba, que aborda questões de cidadania e finanças, alinhadas à nossa filosofia, disse Schmitt.
O presidente do Sicoob Credial, Hermes Barbieri, disse que o o cooperativismo de crédito surgiu a partir das cooperativas de produção e se transformou. Da mesma forma a semente do futuro, que começa a ser plantada com as crianças, levará adiante a mensagem do cooperativismo.
Semear para colherCom muito humor, o palhaço Biriba evidencia o trabalho social que o Sicoob Credial realiza na comunidade, especificamente em relação ao projeto Sementes do Futuro. Para ele a força do cooperativismo é uma proposta que deu certo e sempre dará. As crianças são as sementes do futuro e temos que trabalhar com elas para alcançar um mundo melhor. O nosso planeta está pedindo socorro e essas crianças vão colher os frutos, bons ou ruins, do que estamos semeando agora, afirmou.
Já o presidente da Cooperativa Regional Auriverde, Claudio Post, disse que relata que comemora os 33 anos do Sicoob Credial com um sentimento de missão cumprida. A Auriverde foi apoiadora do Sicoob Credial desde o princípio, a cooperativa nasceu dentro da Auriverde e hoje tem maioridade, sucesso e uma boa gestão. E continua sendo uma grande parceira dos agricultores, que são também os sócios da Auriverde. Além disso, somos parceiros de muitos eventos que engrandecem o cooperativismo em Cunha Porã, explicou.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios de Cunha Porã (CDL/Acisa-CP) Vanderlei Ahlert, o Sicoob Credial foi um divisor de águas para o município, pois o associativismo está presente e é forte na região. O associado tem o seu retorno com cota capital, com juros mais baratos, e isso atrai mais associados, fortalece a economia local, e todos saem ganhando com essa evolução, finalizou.