Você está em: Histórico de Notícias


03/05/19

Sicoob Central SC/RS realiza em Chapecó o 1º Vende Sicoob Regional


Muita sinergia para alcançar os melhores resultados para os associados e as cooperativas

O Sicoob Central SC/RS realizou nos dias 26 e 27 de abril, em Chapecó, o 1º Vende Sicoob Regional, em comemoração e reconhecimento aos resultados alcançados pelas cooperativas do Sistema em 2018. O evento também serviu de estímulo para que nossas cooperativas busquem resultados ainda melhores neste e nos próximos anos, disse a diretora Administrativa, Elisete Cavalieri.

Participaram do encontro o presidente executivo do Bancoob, Marco Aurélio Borges de Almada Abreu e o diretor Comercial do Sicoob Seguradora, Guilherme Ciarrochi Ferreira. O encontro reuniu cerca de 350 dirigentes e funcionários que se envolvem diretamente com a Campanha Nacional de Vendas (CNV).

Na abertura do evento, a diretora Administrativa Elisete Cavalieri apresentou um resumo da pesquisa realizada pelo Instituto Mapa sobre o Sicoob Cruz Alta. Elisete mostrou que há muito potencial para o Sicoob crescer, pois um número considerável da população ainda não conhece corretamente as vantagens de fazer parte de uma cooperativa. Até mesmo entre os associados, há o desafio de fazer uma comunicação mais assertiva, pois 44% disseram não saber as diferenças entre o Sicoob e um banco e 9% não têm muita certeza.

Entre aqueles que não são clientes, 38% conhecem um poucosobre o Sicoob e 42% já ouviram falar do nome, mas não conhecem nada sobre a instituição. No entanto, os clientes disseram que estão muito satisfeitos: 80% querem continuar com o Sicoob por muito tempoe 10% por um médio prazo. Entre os pontos positivos destacados por quem utiliza os produtos e serviços do Sicoob estão o atendimento (bom, cordial, ágil etc), com 61%; as menores taxas de juros para empréstimo/financiamento, com 29%; menor burocracia, com 20% e menor taxa de manutenção, com 19%. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 de novembro e 1º de dezembro de 2018.

Vídeos

O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, que não pôde participar,  enviou mensagem em vídeo em que explica a importância da CNV para unificar as cooperativas, e ao mesmo tempo valorizar os funcionários que se esforçaram para atingir boas metas. Acrescentou que todo esse comprometimento aumenta a receita e permite às cooperativas prestar melhores serviços ao cooperado, que é a verdadeira razão da existência de cada uma delas.

Também por vídeo, o diretor de Operações do Bancoob, Ênio Meinen, disse que o Vende Sicoob Regional é uma iniciativa inédita em todo o sistema Sicoob. Agradeceu pela parceria e disse que o Sicoob Cruz Alta é uma referência nacional. Acrescentou, no entanto, que não há nada que não possa ser melhoradoe, por isso, incentivou as cooperativas do Sicoob Cruz Alta a conquistarem o maior número de Troféus Fidelidade no próximo evento, em 2020.

O diretor Operacional, Olavo Lazzarotto, em mensagem gravada, explicou a simbologia da árvore, que dá forma ao Troféu Sinergia. As árvores produzem frutos e muitos outros benefícios, mudam com as estações, trocam as folhas e estão sempre renovando-se, mas para isso, precisam de raízes fortes, para dar sustentação. No cooperativismo, as raízes são os nossos associados, que precisam de todo o cuidado e atenção para manter as cooperativas fortes , afirmou.

CNV e Aceleradores

O gerente de Negócios, Dangelo Dalla Rosa, destacou o empenho e a participação das cooperativas na Campanha Nacional de Vendas, que tem nos Aceleradores, na Educação, na Comunicação e Marketing e no Business Intelligence (inteligência de negócios) os apoios necessários para alcançar bons resultados. Dangelo também anunciou a entrega, pela primeira vez, do Troféus Sinergia, em reconhecimento às cooperativas que, mesmo sem terem alcançado premiações nacionais, estiveram muito próximas e se destacaram no segmento regional.

Na sequência, o presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, e o diretor Comercial do Sicoob Seguradora, Guilherme Ferreira, participaram de um bate-papo sobre CNV, que contou com a mediação do gerente de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Dangelo Dalla Rosa. Almada explicou que os dirigentes do Bancoob elaboraram a Campanha Nacional de Vendas com o objetivo de organizar as diferentes demandas de produtos e serviços de forma sistêmica, envolvendo todas as cooperativas no mesmo esforço num determinado momento. Outro desafio foi o de criar os critérios para premiar os melhores desempenhos, levando-se em conta os tamanhos das cooperativas e muitas outras variáveis, explicou.

Almada defendeu o modelo cooperativista como o grande diferencial em relação às outras instituições financeiras. Somos um sistema que já nasceu com a essência de fazer negócios de forma mais justa, assinalou. Os nossos produtos e serviços nascem para resolver problemas dos nossos associados, acrescentou.

O presidente do Bancoob lembrou que a Campanha Nacional de Vendas dinamiza e motiva, mas não substitui a estratégia da cooperativa. Mas a CNV será cada vez mais importante para melhorar o atendimento, pois precisamos ser especialistas nas demandas e desejos de cada cooperado, afirmou.

O diretor técnico da Corretora de Seguros do Sicoob Cruz Alta, Marcel Bankow e o especialista de Negócios da Central SC/RS, Heron Alves Pereira, receberam no palco para uma conversa sobre CNV os diretores executivos do Sicoob Crediaraucária, Luiz Carlos Machado; do Sicoob São Miguel, Marcelo Trevisan, e do Sicoob Crediplanalto, Eider Jackson Conzatti. Marcel disse que os Aceleradores são uma importante ferramenta para atingir os objetivos da CNV porque organizam os produtos do portfólio Sicoob num mesmo esforço de venda, produz engajamento nas cooperativas e aumenta a receita e o Índice de Aproveitamento de Produto (IAP), num ciclo virtuoso em que todos ganham.

Desafios do momento

Na palestra de encerramento do primeiro dia, o presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada falou sobre Visão Estratégica e os Desafios do Momento. Citando autores como Schumpeter entre outros –, disse que as grandes mudanças de paradigma da história, que definem novos modelos de negócios e extingue muitos outros, ocorrem quando se estabelecem algumas configurações como: 1) introdução de um novo bem; 2) introdução de um novo método de produção; 3) abertura de um novo mercado; 4) conquista de uma nova fonte de matérias-primas; 5) estabelecimento de um novo modo de organização de qualquer indústria. E é isso que ocorre neste momento da história em que é preciso acompanhar as rápidas mudanças, mas sem perder de vista a sua essência.

Por isso, mostrou, na sequência, quais os pontos em comum entre as 27 empresas mundiais que possuem entre 100 e 700 anos de atividades: 1) conservadorismo nas finanças; 2) sensibilidade em relação ao mundo circundante; 3) consciência da própria identidade; 4) valorização das pessoas e não ativos; 5) relaxamento das diretrizes e controles; 6) organização para o aprendizado; 7) moldagem da comunidade humana.

Almada também fez uma apresentação dos diferentes modelos de instituições financeiras e das maiores cooperativas no Brasil e no mundo. E discorreu sobre os desafios do Sicoob, que tem um modelo de gestão mais horizontal e, portanto, mais flexível e menos impositivo.

No caso do Sicoob, Almada acredita que a estratégia correta deve ser a de diminuir os custos operacionais e melhorar a relação com os cooperados, por isso, o desafio é nos tornarmos educadores financeiros.

Ao final da palestra, a diretora Administrativa, Elisete Cavalieri, entregou ao dirigente nacional o Relatório de Gestão e Sustentabilidade de 2018 do Sicoob Central SC/RS, que segue o padrão internacional do Global Reporting Initiative (GRI).

Troféu Fidelidade

No sábado, dia 27 de abril, as atividades começaram com o reconhecimento às cooperativas ganhadores dos cisnes dourados Troféu Fidelidade. As cooperativas do Sistema Sicoob Cruz Alta conquistaram cinco troféus na última edição, em 2018.

O gerente de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Dangelo Dalla Rosa, fez a entrega de todos os troféus aos representantes das cooperativas: Franciel Rasch (Sicoob Creditapiranga), vencedor na categoria Percentual da Meta, grupo S3; Márcio Teodoro (Sicoob Crediplanalto), vencedor no produto Seguros Gerais, modalidade Volume Nominal– grupo S2; Adriana Spolti Grigol (Sicoob MaxiCrédito), venceu no produto Sicoob Previ, na modalidade Volume Nacional– grupo S3. O Sicoob Oestecredi, representado por Mário Stahl, venceu o troféu em Seguros de Vida, na modalidade Percentual da Meta– grupo S3; e Aloísio José Spanhol, do Sicoob Original, recebeu o troféu no produto Poupança, modalidade Percentual da Meta– grupo S3. Aloísio José Spanhol representou o Sicoob Crediplanalto, que venceu no produto Poupança, modalidade Percentual da Meta– também grupo S3.

Na edição de 2017 do Troféu Fidelidade o Sicoob Cruz Alta também teve ganhadores. Receberam o reconhecimento, novamente, em Chapecó, o Sicoob Vale do Vinho, representado por Adilson Perosa, que venceu na categoria Sipag. No produto Seguros e Sicoob Previ, o ganhador foi o Sicoob Original; e na categoria Sicoobcard, o troféu foi para o Sicoob Valcredi Sul, representado por Edemar Sutil de Oliveira.

O 1º Vende Sicoob prestou homenagens, ainda, às cooperativas que foram premiadas no Aceleradores de 2018.

Vendas com Propósito

No encerramento do encontro, a palestra foi com Dado Schneider, graduado em Comunicação e Pós-Graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC/RS. O tema da palestra foi Vendas com Propósito.

Com muito bom humor, como é uma de suas principais características, Dado pontuou que não se deve confundir sisudez com seriedadee, portanto, a palestra é divertida, mas séria. O palestrante disse que somos adultos inéditos, porque tudo que acontece hoje em dia não tem comparação com nenhuma outra época do passado. Antes, as pessoas se diferenciavam por idades. Hoje tem jovem velho e velho jovem, assinalou, acrescentando que o que vai fazer a diferença é a mentalidade. O problema não é ser velho, mas ultrapassado, por isso, é preciso fazer a transição para o século 21, onde há uma mudança substancial nos costumes.

Explicou que não é preciso gostar do que está acontecendo, mas é preciso aceitar o novo, porque o mundo está cada vez mais veloz, mais exigente e mais complexo. As relações observou também estão mais complexas, porque vivíamos em um mundo vertical, em que as ordens eram de cima para baixo, e hoje vivemos num mundo mais horizontal, com mais mediação, e a geração Z vai viver num mundo de relações em espiral, definiu.

E a competição só vai aumentar, garantiu. As pessoas serão cada vez menos fiéis às empresas, os concorrentes mais agressivos, as equipes internas mais difíceis de trabalhar, haverá mais pressão e estresse para cumprir metas. Por isso, ter qualidade e preço é uma obrigação, velocidade e disponibilidade é uma diferenciação, mas o que vai garantir perenidade mesmo é ter marca e inovação, afirmou. Líder ou não de mercado, as empresas não podem parar de pulsar. E Dado Schneider disse que se tem uma coisa moderna é uma cooperativa, que tem a cara do século 21, um movimento que já nasceu colaborativo e participativo e que está focado no interesse de cada um dos cooperados, concluiu.

Troféu Destaque

O ano de 2018 foi também o de criação do Troféu Destaque, que reconhece os grandes resultados de diversos produtos e serviços do Sicoob. O diretor técnico do Sicoob Corretora, Marcel Bankow, entregou 14 troféus Destaque. Representantes do Sicoob Creditapiranga e do Sicoob Credisserrana receberam os troféus com o produto Sicoobcard; o Sicoob Canoinhas e o Sicoob Valcredi Sul, com o produto Sipag; o Sicoob Credija e o Sicoob Crediauc, com o produto Crédito; O Sicoob Campos Novos e o Sicoob Vale do Vinho, com o Crédito Rural; o Sicoob MaxiCrédito e o Sicoob Advocacia, com o produto Cobrança; o Sicoob Transcredi e o Sicoob Crediplanalto, com o Sicoob Consórcios; o Sicoob Crediauc, com o produto Sicoob Previ.

Troféu Sinergia

O momento surpresa do 1º Vende Sicoob foi a entrega do Troféu Sinergia, que é a premiação máxima do evento regional, com o objetivo de estimular as cooperativas a se engajarem na Campanha Nacional de Vendas. As cooperativas vencedoras, escolhidas pelo conjunto da obra, também ganharam um pacote de viagem para Natal (RN), a ser realizado entre os dias 14 e 18 de maio deste ano. Os 10 Troféus Sinergia foram divididos conforme o tamanho das cooperativas: S1 até 4 mil associados; S2 de 4 mil a 12 mil associados; e S3 acima de 12 mil cooperados. Foram entregues dois troféus para as cooperativas do grupo S1, três troféus para as cooperativas do grupo S2 e cinco troféus para aquelas do grupo S3.

As vencedoras da primeira edição do troféu foram, no grupo S1, Sicoob Caçador e Sicoob Credisserrana; no grupo S2, Sicoob Ecocredi, Sicoob Campos Novos e Sicoob Cruz Alta; no grupo S3, Sicoob Alto Vale, Sicoob Credija, Sicoob Vale do Vinho, Sicoob Credicaru e Sicoob Credial. Os troféus foram entregues pela supervisora de Comunicação e Marketing do Sicoob Central SC/RS, Camile Paula da Silva, pelo diretor Comercial da Seguradora Sicoob, Guilherme Ferreira, e pelo gerente da Ponta Consórcios, Itamar Filho.

No jantar de encerramento do 1º Vende Sicoob houve a apresentação de um stand-up com Fábio Rabin. A mestre de cerimônia do evento foi Adriane Biasi Rech, subgerente de Comunicação do Sicoob MaxiCrédito.





Fonte: Sicoob Central SC/RS Assessoria de Imprensa.

Voltar ao Site