O Sicoob Central SC/RS foi premiado na 3ª edição do Concred Verde, durante a realização do 10º Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito (Concred), em Manaus (AM). A Central obteve o 2º lugar com o projeto Sustentabilidade no Negócio e o 3º lugar com o projeto Sistema de Monitoramento para Indicadores de Sustentabilidade no Negócio. Na mesma edição do Prêmio o Sicoob São Miguel obteve o 1º lugar com o projeto Sicoobito nas Escolas, e o Sicoob Crediauc, obteve o 2º lugar com o Projeto Educação Financeira Credicem. Para o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, receber prêmios em todas as categorias demonstra a preocupação do sistema em desenvolver projetos que contribuam para a sustentabilidade e garantam um futuro com melhor qualidade de vida para todos.
Sistema de MonitoramentoNa categoria Melhor Coopera como Árvore, o Sicoob Central SC/RS foi premiado com o projeto Sistema de Monitoramento para Indicadores de Sustentabilidade no Negócio. Neste projeto, a ideia central é favorecer o acompanhamento das atividades que contribuem para uma gestão comprometida com a Sustentabilidade, assim como padronizar práticas, favorecendo o fortalecimento da imagem institucional perante os públicos estratégicos, assim como facilitar a troca de conhecimento entre as Singulares, a Central e Corretora, explicou Muriel Guitel.
O desenvolvimento das práticas é assistido por uma consultoria externa. Ao mesmo tempo, há pessoas responsáveis nas cooperativas para monitorar e assessorar no desenvolvimento das ações. Atualmente, o sistema é preenchido por 100% das cooperativas do Sicoob Cruz Alta. Estamos no estágio de estruturar um banco de boas práticas, fortalecendo a continuidade do processo, e possibilitando a discussão, através do comitê estadual de sustentabilidade, de iniciativas que agreguem valor ao negócio cooperativo e sua forma de gestão e monitoramento, afirmou a responsável técnica pelo projeto, Muriel Guitel.
Segundo o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, desde 2013, quando lançamos a Política Estadual de Sustentabilidade, viu-se a necessidade de desenvolver indicadores que possibilitassem verificar a aplicabilidade das diretrizes contidas na política, e como fruto dessa demanda, foi desenvolvido o sistema de monitoramento, com periodicidade pré-definida para preenchimento e acompanhamento.
Sustentabilidade no NegócioNa categoria Melhor Coopera como Fruto, o Sicoob Central SC/RS foi premiado com o projeto Sustentabilidade no Negócio. O objetivo foi o de repensar o negócio sob a perspectiva da Sustentabilidade e, para isso, foi elaborada uma Política de Sustentabilidade, de forma que alcançasse as práticas de gestão da Central SC/RS e sua atuação junto às cooperativas do Sistema Sicoob Cruz Alta.
Para produzir o projeto, a Central SC/RS engajou-se num processo de autoconhecimento e Autoquestionamento, em que, aos poucos, foram envolvidas também as cooperativas, seus presidentes, técnicos e públicos estratégicos.
O objetivo central desse processo é a busca pela perenidade da cooperativa e a qualificação do relacionamento com os públicos estratégicos com os quais o sistema se relaciona, direta e indiretamente, nas atividades inerentes à entrega de nossos produtos e serviços, explicou o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva.
Atualmente, segundo estudos, 94% dos brasileiros defendem a necessidade de um equilíbrio por parte das organizações, entre o resultado financeiro e a geração de valor social.
Para a analista sênior e responsável técnica pelo projeto, Muriel Guitel, o andamento do processo nos últimos três anos possibilitou que a relação da cooperativa Central, assim como as Singulares que estão engajadas ao processo, fossem melhor compreendidas pelos seus públicos estratégicos, fortalecendo uma postura mais assertiva na construção de ações e tomadas de decisões que favoreçam a agregação de valor ao negócio e busque a sua perenidade, deixando um legado às futuras gerações.