Comunicar 2018 reuniu representantes de 28 cooperativas durante dois dias, em Florianópolis
O setor de Comunicação e Marketing do Sicoob Central SC/RS, com o apoio da Escola de Dirigentes e Executivos (Edex), promoveu nos dias 13 e 14 de dezembro, no Hotel Faial, em Florianópolis, o Comunicar 2018.
Marcelo Vieira da Silva mostrou, por meio de exemplos clássicos, os valores e propósitos de algumas marcas internacionais. Também abordou os temas da padronização visual, das transformações tecnológicas na área da Comunicação e do Marketing, das mudanças de paradigmas e dos desafios da marca Sicoob.
Fernando Kimura, especialista em neuromarketing, falou sobre as estratégias das grandes marcas para despertar emoções e estarem presentes no imaginário das pessoas. Essas lembranças podem envolver cores, símbolos, músicas, sons, imagens, sensações e sentimentos. Para Kimura, é preciso levar em conta aspectos psicológicos, comportamentais, sociais e culturais entre outros para que se produza uma comunicação que alcance a mente e o coração dos consumidores.
A equipe da Tribo coordenou uma oficina de Transformação Organizacional que teve rodadas de discussões sobre as principais questões abordadas durante os dois dias do Comunicar. Os participantes foram divididos em grupos que, constantemente, trocavam seus integrantes para ampliar o debate sobre determinados temas que envolviam ações individuais e coletivas. Todos foram estimulados a encontrar respostas para os desafios da comunicação cooperativista.
Participaram 53 dirigentes, palestrantes e funcionários de 28 cooperativas: Sicoob MaxiCrédito, Sicoob Alto Vale, Sicoob Central SC/RS, Sicoob Credinorte, Sicoob São Miguel, Sicoob Valcredi Sul, Sicoob Vale do Vinho, Sicoob Cruz Alta, Sicoob Transcredi, Sicoob Credisc, Sicoob Credial, Sicoob Credivale, Sicoob Porto Alegre, Sicoob Credpom, Sicoob Crediaraucária, Sicoob Credirio, Sicoob Credisulca, Sicoob Ecocredi, Sicoob Cejascred, Sicoob Creditapiranga, Sicoob Credmoc, Sicoob Creditaipu, Sicoob Credisserrana, Sicoob Credicanoas, Sicoob Oestecredi, Sicoob Creditaipu, Sicoob Campos Novos e Sicoob Advocacia.
Os objetivos foram os de alinhar com as cooperativas a Comunicação e o Marketing para buscar uma atuação mais sistêmica; fomentar a importância de uma comunicação padronizada e consistente, a fim de fortalecer a marca, de maneira a evidenciar os valores e objetivos da instituição financeira; apresentar a nova identidade visual e o manual da marca Sicoob, e ampliar a troca de experiências entre os participantes; mostrar cases de campanhas e informar as cooperativas sobre o trabalho desenvolvido na Central, aumentando a sinergia entre todos que atuam nessa área, na Central e nas singulares.
A ação foi direcionada principalmente para os diretores das cooperativas e os responsáveis pelos setores de Comunicação e Marketing, e Negócios, integrantes do Sicoob Cruz Alta. A coordenação foi do diretor Operacional Olavo Lazzarotto e da supervisora de Comunicação e Marketing, Camile Silva.
Segundo a supervisora de Comunicação e Marketing do Sicoob Central SC/RS, Camile Silva, o desafio é fortalecer a marca e fazer uma boa comunicação com a sociedade, ampliando o diálogo, utilizando novas tecnologias, tudo que estiver ao alcance, mas sem perder a essência do cooperativismo.</P