Você está em: Histórico de Notícias


05/07/18

Programa Cooperjovem realiza atividades de jogos cooperativos em Luiz Alves


Com o tema central Cooperar sempre, a Coopa teve como principal objetivo estimular a promoção de atitudes cooperativas de todos os participantes

Em clima de Copa do Mundo de Futebol, a Escola Básica Municipal Rafael Rech, através do Programa Cooperjovem, em parceria com o Sicoob MaxiCrédito e Sescoop/SC, realizou a Coopa de Futebol Cooperativo. Entre os dias 25 e 29 de junho, estudantes, professores, familiares e cooperativistas entraram em campo e mostraram como a cooperação pode ser uma forma de unir forças por um mesmo propósito.

A Coopa faz parte do Projeto Cooperação, desenvolvido pelo Sescoop/SC com todas as escolas participantes do Cooperjovem. Em maio os professores da escola Rafael Rech participaram de uma oficina, quando aprenderam jogos que estimulem a prática de esportes através da cooperação e não da competição. Durante todo o mês de junho, o corpo docente organizou as delegações e decorou a escola para realizar as atividades.

Com o tema central Cooperar sempre, a Coopa teve como principal objetivo estimular a promoção de atitudes cooperativas de todos os participantes. Dentre as modalidades estavam o Futpar, futebol de pano, futsplat, pebolim humano e cabeçobol, que por muitas vezes foi um desafio grande para os professores, principalmente por mesclar as equipes com diferentes idades e turmas das séries iniciais e do fundamental.

Pontapé inicial

A solenidade de abertura reuniu a comunidade para assistir a entrada das delegações, com uma partida de futpar entre os professores e cooperativistas presentes. Presentes à abertura o prefeito de Luiz Alves, Marcos Pedro Veber, além do secretário de Esportes, Henrique Lemke, da secretária de Educação, Susana Müller Campigotto, e da diretora da escola Rafael Rech, Vanessa de Oliveira da Costa. Pelo Sicoob MaxiCrédito participaram o supervisor Comercial, Marcelo Adriano Dal Bello, a gerente de Comunicação, Jucelita Almeida Neves, o gerente da agência de Luiz Alves, Luiz Carlos Mittelmann e a coordenadora do Cooperjovem, Taiana Haelsner.

A secretária de Educação, Susana Müller Campigotto, disse que essa parceria entre escola, aluno, professor e cooperativa é muito boa. Envolve a família, a comunidade, mesmo quem  não tem mais filhos na escola acaba participando, comentou. Para ela, o trabalho em equipe é fundamental para o aprendizado e o envolvimento dos professores no Cooperjovem faz com que haja uma aproximação ainda maior do corpo docente com os alunos.

O supervisor Marcelo Adriano Dal Bello destacou a importância da cooperação para a comunidade. Quando uma pessoa coopera, está transformando uma localidade. E é isso que acontece aqui na escola, com o envolvimento dos professores e alunos na realização do Cooperjovem, em especial da Coopa, que integrou várias pessoas em uma mesma ação, afirmou.

Quando todos ganham

Ao final da Coopa, todos os alunos receberam medalhas, feitas com material reciclável. Segundo a coordenadora Taiana Haelsner, a intenção foi fazer da Coopa um grande evento, que ficasse na memória para que os professores e alunos pudessem aprender através da cooperação. No final todos puderam subir no pódio e realizar a troca de medalhas entre as equipes, demonstrando que neste tipo de evento não há apenas um ganhador, todos ganham, disse Taiana.

Para a diretora Vanessa de Oliveira da Costa, a Coopa proporcionou uma semana muito produtiva e de aprendizagem para todos os envolvidos, do começo ao fim das atividades. Nossas crianças e adolescentes terminaram a semana levando para casa e, esperamos que também para a vida, o espírito cooperativo, o quanto precisamos da cooperação para vivermos bem, finalizou.





Fonte: Sicoob MaxiCrédito Assessoria de Comunicação.

Voltar ao Site