O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, concedeu entrevista ao vivo, terça-feira, dia 4 de novembro, ao Jornal SBT Meio-Dia, com alcance em todo o Estado catarinense. Na entrevista, Rui falou sobre os motivos que tem levado o cooperativismo de crédito a crescer mais do que o dobro da média dos bancos (privados e públicos) no país.
Entre outras razões para o crescimento, o presidente da Central SC/RS citou a migração cada vez maior da população das áreas rurais para as cidades, e a transformação das cooperativas segmentadas (por atividade profissional) para as de livre admissão, em que qualquer pessoa da área de atuação da cooperativa pode participar. Além disso, mencionou o crescimento das micro e pequenas empresas, principalmente, que obtêm financiamentos junto às cooperativas, onde o atendimento é personalizado e muito mais humanizado.
Na entrevista, Rui explicou as vantagens de se tornar sócio de uma cooperativa, pois além de pagar taxas menores e em muitos casos obter isenção de tarifas, os associados dispõem dos mesmos produtos de um banco e ao final de cada ano, os resultados são divididos entre os associados, de acordo com a movimentação financeira. Cada cooperativa também pode criar seus próprios produtos e serviços, de acordo com o perfil dos associados de sua área de atuação.
Rui Schneider da Silva disse, ainda, que em todo o Brasil o Sicoob possui 2.178 pontos de atendimento. Em Santa Catarina são mais de 320 agências e mais de meio milhão de associados. O Sicoob Cruz Alta dispõe de cerca de R$ 1,3 bilhão para emprestar aos seus associados e melhorar a qualidade de vida da população e o desenvolvimento dos negócios nas comunidades onde atua.
Assista a entrevista: