Funcionários vestiram a camisa e ajudaram a conscientizar sobre a prevenção do câncer
Os setores de Gestão de Pessoas e de Marketing do Sicoob Central SC/RS desenvolveram nos meses de outubro e novembro o movimento Rosazul, com o objetivo de conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção do câncer. Todas as sextas-feiras, nos dois meses, os empregados vestiram a camisa do movimento, com a inscrição Movimento Rosazul. Mulheres e homens cooperando contra o câncer.
Todos os funcionários da Central SC/RS e da Corretora Sicoob participaram da ação. Eles e elas receberam um laço, símbolo do movimento, que foi instalado em cada computador durante os dois meses. Foram enviados, também, cerca de 10 e-mails com informações sobre cuidados e prevenção contra os principais tipos de cânceres, feminino e masculino.
Tradicionalmente, o Outubro Rosa caracteriza-se por ações de prevenção ao câncer de mama, e o Novembro Azul, ao câncer de próstata. Este ano foi diferente: durante os dois meses o movimento Rosazul uniu as duas campanhas.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tumor maligno mais comum entre as mulheres e acaba levando muitas delas à morte. Este tipo de câncer ocorre com maior incidência após os 35 anos, no entanto, existem diversos casos em pessoas mais jovens.
Nem todo tumor na mama é maligno, ou seja, grande parte dos nódulos identificados nos seios são benignos. Para identificar se os nódulos são malignos ou benignos, é preciso, primeiramente, realizar exames de mamografia. Caso o câncer seja detectado, é importante iniciar o tratamento ainda na fase inicial da doença. Se o nódulo for inferior a um centímetro, as chances de cura chegam a 95%. Mas, dificilmente os tumores pequenos são detectados por toque, por isso, é importante a realização de pelo menos uma mamografia por ano, a partir dos 40 anos de idade.
O câncer é o resultado de uma multiplicação desordenada das células. O tipo com maior incidência em homens é o de próstata. Quando há presença de câncer, essa glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença seja detectada cedo. Homens a partir dos 45 anos de idade (ou 40, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.
Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.
Embora normalmente apareça em homens com mais de 65 anos, as chances de desenvolver a doença aumentam em até 50% se já houve algum caso na família (pai ou irmão). Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem facilitar o surgimento da doença.