Você está em: Histórico de Notícias


17/08/18

Mario Sergio Cortella diz que cooperativismo é vital para a estabilização da economia brasileira


Filósofo elogiou o modelo cooperativista, que promove a união das pessoas para alcançar resultados melhores para todos 

As pessoas mais inteligentes são aquelas que entendem o cooperativismo como sendo uma alternativa absolutamente bem sucedida e exitosa para que a gente escape daquilo que pode ser a penúria, a dificuldade e o tropeço. A afirmação é do filósofo Mario Sergio Cortella, que esteve no Espírito Santo no dia 4 de agosto, a convite do Sicoob.

Durante o encontro com os associados, em Vila Velha, o palestrante iniciou uma reflexão sobre a necessidade de se adequar às mudanças que vêm ocorrendo no mundo para conseguir melhores possibilidades de negócios e relacionamento. Segundo Cortella, a união entre as pessoas promovida pelo cooperativismo é uma das consequências dessa transformação, uma vez que concretiza o objetivo de maneira mais fácil por meio da união de pessoas.

Recuperação

Na avaliação do filósofo, o modelo cooperativista de gestão das finanças promove a estabilização do sistema econômico brasileiro, sobretudo durante o período de recuperação e reorganização da economia.

No Sul do País, minha região de origem, o cooperativismo faz com que, mesmo nas turbulências econômicas que se tem, haja possibilidade de não perecer a vitalidade. Sem a concepção cooperativista haveria uma degradação muito forte das condições econômicas. Aquilo que hoje acontece no Sul do Brasil, no Centro Oeste e no Espírito Santo, que têm um cooperativismo mais estruturado, é exatamente o caminho mais denso para que a gente não perca fôlego, explicou.

Para Arno Kerckhoff, presidente do Sicoob Centro-Serrano (cooperativa que promoveu a palestra), obter uma visão estratégica sobre as oportunidades que podem ser aproveitadas é essencial para o alcance de melhores resultados, seja no âmbito profissional ou no pessoal. A interação com o ponto de vista do palestrante nos proporciona uma troca de ideias e o vislumbre de opções que muitas vezes não enxergamos em nosso dia a dia, afirmou.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente. O Sicoob está presente em todos os estados e no Distrito Federal, possui 2,7 mil agências e atende mais de 4,1 milhões de cooperados.





Fonte: OCB.

Voltar ao Site