Indústria de fertilizantes da Fecoagro em São Francisco do Sul: praticando a intercooperação
A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (Fecoagro), completou no dia 25 de julho, dedicado ao Dia do Colono, 43 anos de fundação. Considerada uma importante entidade de integração e de intercooperação em Santa Catarina e no País, a Fecoagro passou por diversas fases em sua existência, incluindo um período de oito anos de recesso ou desativação, retomando suas atividades em 1991, sob o comando do saudoso líder cooperativista Aury Luiz Bodanese, e que foi o fundador e presidente da entidade nos seus primeiros anos de existência, a partir de 1975, e depois reconduzido em 1991, permanecendo até 1994.
Na retomada das atividades a Fecoagro realizou um planejamento estratégico com a participação individual e coletiva de todos os presidentes e gerentes comerciais das cooperativas filiadas, para definição de estratégias operacionais. A partir de então, anualmente, as atividades da Federação são reavaliadas e atualizadas de acordo com os interesses coletivos das cooperativas associadas. Hoje, 10 singulares do ramo agropecuário e uma central a Aurora Alimentos fazem parte da Fecoagro, e reúnem mais de 55 mil agricultores de Santa Catarina.
A Fecoagro desenvolve atividades de interesse comum e tem sido um instrumento de apoio às cooperativas e seus associados. Atualmente, a Fecoagro atua em quatro focos principais: Central de Compras em comum de insumos e produtos para supermercados; importação e processamento de fertilizantes; coordenação de programas do Governo do Estado em apoio ao agricultor, e a difusão e conscientização do cooperativismo através do setor de comunicação em diversas plataformas de mídia.
Para este ano, a Fecoagro planeja processar 320 mil toneladas de fertilizantes, das quais 30 mil de granulados, e compras conjuntas de R$ 800 milhões, projetando um faturamento global de R$ 304 milhões.