Um dos objetivos do Dia C é estimular a realização de ações voluntárias diversificadas por parte das cooperativas durante todo o ano
Pelo terceiro ano, cooperativas se unem no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, para celebrar o Dia de Cooperar Dia C. O evento, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e 13 cooperativas, será no dia 6 de julho, das 9h às 16h, e engloba ações nas áreas de cultura, educação, responsabilidade socioambiental, saúde, esporte e lazer.
A celebração começa com a terceira edição da Caminhada da Cooperação, em que participam empregados e cooperados das cooperativas parceiras do evento. Ao longo do dia, no Parque de Coqueiros, serão oferecidos serviços gratuitos como aferição de pressão arterial, glicemia e vacina da gripe. O evento também terá palestras educativas sobre temas variados, distribuição de kits de sementes, espaço para adoção canina e atividades voltadas ao público infantil. Os jogos cooperativos e danças circulares acontecem durante todo o dia. Além disso, estão previstas dinâmicas de musicooperação.
Um dos objetivos do Dia C é estimular a realização de ações voluntárias diversificadas por parte das cooperativas, focando no sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade. Em 2018, a celebração aconteceu no dia 30 de junho. Mais de 5 mil pessoas passaram pelo Parque durante todo o dia e participaram das 30 atividades desenvolvidas por 235 voluntários.
A expectativa do Sescoop/SC para 2019, segundo o presidente Luiz Vicente Suzin, é ampliar a comemoração. O evento está consolidado no calendário do cooperativismo catarinense e é uma maneira de celebrarmos as ações realizadas pelas cooperativas ao longo do ano num único dia, o Dia de Cooperar, mostrando alguns dos projetos contínuos que melhoram a vida das comunidades onde as cooperativas estão inseridas, afirmou.
O evento em 2019 conta com a participação, além do Sicoob Central Central SC/RS, das seguintes cooperativas: Central Ailos, Coepad, Cooepe, Credcrea, Credelesc, Credifiesc, Fecoagro, Transpocred, Unicred Central, Unicred Florianópolis, Unicred Coomarca e Unimed Grande Florianópolis.
10 anos do Dia de CooperarO movimento Dia de Cooperar surgiu em Minas Gerais em 2009. Em 2013, foi expandido para oito Estados e, em 2015, já era realizado em todo o país. Apenas em 2018, mobilizou 1.706 cooperativas, em 1.110 municípios, beneficiando diretamente cerca de 2 milhões de pessoas.
O principal objetivo do Dia C é incentivar a realização de iniciativas contínuas, que beneficiam a comunidade durante todo o ano, alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As ações contribuem para o alcance das 169 metas traçadas pelos ODSs para, dessa maneira, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.
A celebração do Dia C é uma das ações pontuais do movimento, instituída para comemorar o desenvolvimento dos projetos durante o ano e os resultados atingidos. É realizada em todo o país no primeiro sábado de julho, mesma data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo.
As principais atrações do Dia C no Parque de Coqueiros, são: área de recreação infantil com diversos brinquedos, pintura facial, escultura com balões e pipoca; brincadeiras, jogos cooperativos e danças circulares; aferição de pressão arterial e glicemia; campanha do agasalho; distribuição de kits de sementes e hortaliças, fertilizantes, mudas de árvores nativas e frutíferas, frutas e suco; espaço canino para adoção; exposição de robótica; game infantil e diversos jogos educativos e desafios interativos; grupo de zumba Amigos Down; informações sobre Cooperativismo; musicooperação; oficinas de cupcake e cartonagem; orientações sobre plantio e horta caseira com reciclagem; orientações sobre saúde; palestras sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho; palestras, roda de conversa, oficinas e orientações sobre Educação Financeira; paredão de escalada e futebolha; participação do Grupo Marambolê; e vacinação contra a gripe.