Você está em: Histórico de Notícias


25/06/19

Dia de Cooperar em Florianópolis tem diversas atrações para a comunidade


Um dos objetivos do Dia C é estimular a realização de ações voluntárias diversificadas por parte das cooperativas durante todo o ano

Pelo terceiro ano, cooperativas se unem no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, para celebrar o Dia de Cooperar Dia C. O evento, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e 13 cooperativas, será no dia 6 de julho, das 9h às 16h, e engloba ações nas áreas de cultura, educação, responsabilidade socioambiental, saúde, esporte e lazer.

A celebração começa com a terceira edição da Caminhada da Cooperação, em que participam empregados e cooperados das cooperativas parceiras do evento. Ao longo do dia, no Parque de Coqueiros, serão oferecidos serviços gratuitos como aferição de pressão arterial, glicemia e vacina da gripe. O evento também terá palestras educativas sobre temas variados, distribuição de kits de sementes, espaço para adoção canina e atividades voltadas ao público infantil. Os jogos cooperativos e danças circulares acontecem durante todo o dia. Além disso, estão previstas dinâmicas de musicooperação.

Um dos objetivos do Dia C é estimular a realização de ações voluntárias diversificadas por parte das cooperativas, focando no sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade. Em 2018, a celebração aconteceu no dia 30 de junho. Mais de 5 mil pessoas passaram pelo Parque durante todo o dia e participaram das 30 atividades desenvolvidas por 235 voluntários.

A expectativa do Sescoop/SC para 2019, segundo o presidente Luiz Vicente Suzin, é ampliar a comemoração. O evento está consolidado no calendário do cooperativismo catarinense e é uma maneira de celebrarmos as ações realizadas pelas cooperativas ao longo do ano num único dia, o Dia de Cooperar, mostrando alguns dos projetos contínuos que melhoram a vida das comunidades onde as cooperativas estão inseridas, afirmou.

O evento em 2019 conta com a participação, além do Sicoob Central Central SC/RS, das seguintes cooperativas: Central Ailos, Coepad, Cooepe, Credcrea, Credelesc, Credifiesc, Fecoagro, Transpocred, Unicred Central, Unicred Florianópolis, Unicred Coomarca e Unimed Grande Florianópolis.

10 anos do Dia de Cooperar

O movimento Dia de Cooperar surgiu em Minas Gerais em 2009. Em 2013, foi expandido para oito Estados e, em 2015, já era realizado em todo o país. Apenas em 2018, mobilizou 1.706 cooperativas, em 1.110 municípios, beneficiando diretamente cerca de 2 milhões de pessoas.

O principal objetivo do Dia C é incentivar a realização de iniciativas contínuas, que beneficiam a comunidade durante todo o ano, alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As ações contribuem para o alcance das 169 metas traçadas pelos ODSs para, dessa maneira, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.

A celebração do Dia C é uma das ações pontuais do movimento, instituída para comemorar o desenvolvimento dos projetos durante o ano e os resultados atingidos. É realizada em todo o país no primeiro sábado de julho, mesma data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo.

As principais atrações do Dia C no Parque de Coqueiros, são: área de recreação infantil com diversos brinquedos, pintura facial, escultura com balões e pipoca; brincadeiras, jogos cooperativos e danças circulares; aferição de pressão arterial e glicemia; campanha do agasalho; distribuição de kits de sementes e hortaliças, fertilizantes, mudas de árvores nativas e frutíferas, frutas e suco; espaço canino para adoção; exposição de robótica; game infantil e diversos jogos educativos e desafios interativos; grupo de zumba Amigos Down; informações sobre Cooperativismo; musicooperação; oficinas de cupcake e cartonagem; orientações sobre plantio e horta caseira com reciclagem; orientações sobre saúde; palestras sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho; palestras, roda de conversa, oficinas e orientações sobre Educação Financeira; paredão de escalada e futebolha; participação do Grupo Marambolê; e vacinação contra a gripe.





Fonte: Sistema Ocesc Assessoria de Comunicação Interna.

Voltar ao Site