Várias cidades em todo o país comemoraram a data, como ocorreu em Pinhalzinho (SC)
De Norte a Sul do país, foi possível comprovar a capacidade transformadora das cooperativas, durante a celebração do Dia de Cooperar, realizada em mais de 400 cidades do país, no último sábado (6). O Dia C, como é mais conhecido é o movimento nacional de iniciativas voluntárias, transformadoras e contínuas, realizadas pelas cooperativas do país.
A celebração contou com a oferta de serviços de saúde, atividades esportivas, emissão de documentos, atendimentos diversos à comunidade e muita alegria. Tudo isso marcou, também, o Dia Internacional das Cooperativas, como assinala a Aliança Cooperativa Internacional, - data que ocorre em mais de 100 países, simultaneamente, sempre no primeiro sábado do mês de julho.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, avaliou a celebração que ocorreu em 23 estados brasileiros. O que nós vimos foi a materialização do nosso discurso de que as cooperativas estão, realmente, comprometidas com o desenvolvimento do país. Elas mostraram, mais uma vez, sua capacidade de transformar realidades, mobilizando parceiros e voluntários para protagonizarem esse processo de mudança socioeconômica, afirmou Márcio de Freitas.
Segundo ele, ao completar 10 anos, o Dia C prova que cooperar vale a pena. Sabemos que quando a gente se junta para fazer alguma coisa, somos capazes de promovermos grandes feitos. E, no universo cooperativista, isso não é diferente. Quanto mais estivermos de mãos dadas, alinhados com o mesmo propósito, maior será o alcance das atitudes simples que movem o mundo, assinalou.
NúmerosA gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sescoop, Geâne Ferreira, explicou que, como as cooperativas ainda estão realizando ações e iniciativas, seria prematuro apresentar um balanço total. As cooperativas estão trabalhando muito pela construção de um país com melhores condições para todos. Até agora, segundo os relatórios já preenchidos por elas, sabemos que, só no sábado (6), tivemos entre 25 mil e 30 mil atendimentos em todo o país, nas áreas de saúde, lazer, cidadania, responsabilidade socioambiental e cultura, divulgou a gerente.
Entretanto, segundo Geâne, a tendência é de que esse número cresça com o passar dos dias. Como o Dia C ocorre ao longo de todo o ano, esse número representa apenas uma fração do que as cooperativas fazem, de fato. Só para se ter uma ideia, ao longo dos últimos 10 anos, foram mais 10 milhões de atendimentos, realizados em um quinto dos municípios do país. Esse dado mostra que as cooperativas são importantes parceiras da ONU no combate à extrema pobreza no mundo, até 2030, disse a gerente.
Sobre a divulgação dos dados consolidados do Dia C 2019, a expectativa é de que isso ocorra em meados de dezembro deste ano.
Atendimentos em 2018: Região Sudeste 1,3 milhão; Região Sul 485 mil; Região Nordeste 190 mil; Região Centro-Oeste 158 mil; Região Norte 100 mil.