Foram dois percursos, de cinco e dez quilômetros, com chegada no estádio da Chapecoense
Com percursos de 5 km e 10 km, pela Avenida Nereu Ramos e tendo como etapa final o estádio da Chapecoense, foi realizado domingo (9) o Desafio Sicoob Arena Condá. A largada ocorreu às 8 horas e reuniu cerca de 750 atletas, homens e mulheres, nas duas categorias.
Profissionais e amadores de todas as idades correram ou caminharam pelas ruas da principal cidade do Oeste catarinense. Foi o caso de Valmiro e Luciano Sonza, pai e filho. Teve uma subida que deu uma castigada, mas foi muito bom. A passagem pela Arena foi muito emocionante, poder entrar correndo, como parte dessa história, contou Valmiro. Esse foi mesmo o grande diferencial da prova. O percurso foi desgastante, mas foi inesquecível, completou Luciano.
Esta foi a primeira corrida de rua a utilizar a Arena Condá como parte do percurso. Cristiane Dal Piva é frequentadora assídua dos jogos da Chapecoense, mas subir e descer as arquibancadas do estádio, desta vez, teve um novo significado. É um sentimento diferente estar aqui dentro como atleta e não como torcedora. Já participei de outras corridas de rua, mas até o trajeto pela Avenida foi especial, podendo observar a beleza de um lado da cidade que não temos tanto o costume de passar a pé, afirmou.
Uma preparação um pouco distinta teve o cadeirante Kaled Weirich Oro e seus amigos, que se revezaram para empurrar o seu triciclo - projetado e personalizado especialmente para esse tipo de prova. O mais legal de tudo é que todo mundo ajuda e incentiva, o ambiente é muito sociável. A parte da Arena foi um pouco difícil, mas me surpreendi que todos estavam preparados para ajudar, levantaram a cadeira e deram o maior apoio, disse ao final da prova.
Momento de confraternizaçãoAo cruzar a linha de chegada, cada atleta recebeu uma medalha de participação e pôde desfrutar dos serviços oferecidos pelos patrocinadores do evento, culminando em uma grande festa. Frutas, sucos, água, chope, massagem e show com banda ao vivo foram alguns dos atrativos, além da premiarão com troféus aos 10 primeiros colocados nas categorias feminina e masculina, nos 5 km e 10 km.
O resultado foi além do esperado. Tivemos as inscrições esgotadas e não só o público, mas autoridades e representantes das empresas patrocinadoras se fizeram presentes. Todos muito contentes, com sorriso no rosto e dizendo que vão retornar no ano que vem. Para nós foi uma honra proporcionar este momento de encontro da cidade com o estádio de uma maneira singular, através de um esporte tão gostoso e apreciado quanto o futebol, que é a corrida de rua, disse Eduardo Marcondes de Mattos, responsável pela organização da prova.
O Desafio Sicoob Arena Condá 2019 foi realizado pela Ponto Eventos, com o patrocínio do Sicoob, Mogano Hotéis, Grupo Chapecó de Comunicação, DVA Mercedes-Benz e Pemgir Malhas, com apoio da Associação Chapecoense de Futebol, Prefeitura de Chapecó, Água Santa Rita, Cantu, Dalla Cervejaria, Banana Brasil Cauí, SUQ, Tia Nini, Unimed Chapecó, Unoesc Chapecó, Aurora Alimentos e Shopping Pátio Chapecó. Apoio de mídia da Openbox, RICTV Record, Massa FM e Rádio Chapecó.
Como contrapartida social, parte do valor arrecadado foi revertido em cestas básicas para o Banco de Alimentos de Chapecó. Na segunda-feira (10), foi realizada a entrega de cerca de 1.500 quilos de alimentos que serão distribuídos pela Secretaria Municipal de Assistência Social às entidades e serviços de convivência selecionados.
Resultados O vencedor dos 10 quilômetros na categoria masculina foi Paulo Lemes, com 37 minutos e seis segundos, seguido por José Valdecir dos Santos de Lima e Claiton Marcos Alves. Nos 10 quilômetros feminino a vencedora foi Ana Cristina Sirino, com 48 minutos e 30 segundos, seguida de Clarineide Aparecida Frankelin e Luciana Ribas. Nos cinco quilômetros masculino o vencedor foi Cleiton Silveira Casado, com 17 minutos e 12 segundos, seguido de Altair Pigosso e Neimar Luiz Dobler. No feminino, vitória de Mari Baldissera, com 22 minutos e 12 segundos, seguida de Andrina de Oliveira Santos e Margarete Fátima Trevisan.