Você está em: Histórico de Notícias


26/10/18

Delegação do Sicoob Cruz Alta participa do intercâmbio Expedição Cone Sul


Visita ao Inacoop, em Montevidéu, no Uruguai

Uma delegação da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), integrada por 10 pessoas quatro do Sicoob Cruz Alta –, participaram de 13 a 21 de outubro da Expedição Cone Sul Cooperativismo Financeiro, que passou por Chile, Uruguai e Argentina. A viagem faz parte do projeto de intercâmbio da Confebras, em parceria com o Instituto Nacional de Cooperativismo (Inacoop).

Na visita ao Inacoop, em Montevidéu, no Uruguai, a diretora Administrativa do Sicoob Central SC/RS, Elisete Cavalieri, fez uma apresentação sobre o Sistema Sicoob Cruz Alta. As cooperativas daquele país querem criar uma Central e detalhei um pouco sobre como atuamos e a forma de trabalho da nossa auditoria. Wilson Arrabar, secretário do Conselho de Administração do Sicoob Canoinhas falou sobre a sua cooperativa.

Segundo Elisete Cavalieri, o que chamou a atenção foi constatar que no Uruguai há uma lei que permite a criação de bancos cooperativos que podem associar pessoas físicas e jurídicas   diretamente, o que permite, por questões de escala, trabalhar com associados de maior porte. A diretora do Sicoob Cruz Alta informou que em todas as visitas, um ponto em comum foi a preocupação em conquistar o público jovem e ampliar o conhecimento do cooperativismo de crédito.

Também participaram da viagem outros dois integrantes do Sicoob Canoinhas: Claudinei Zelavir Gastaldon e Denilson Zanchettin. Os demais participantes da viagem de intercâmbio pertencem ao Sicoob Cecres, Confebras e Cooperforte.

A programação incluiu visita à Coopeuch, considerada a maior cooperativa de crédito do Chile e uma das mais importantes da América Latina; à Câmara Uruguaia de Cooperativa de Poupança e Capitalização de Empréstimo; ao Banco Credicoop União Nacional de Caixas Rurais, da Argentina; à Facc Federação Argentina de Cooperativas de Crédito; à Cabal, uma das principais bandeiras de cartão, presente em 99% dos municípios brasileiros e que atua também na Argentina, Uruguai, Paraguai e em Cuba. Durante a viagem fizeram apresentações representantes da Federação Chilena de Cooperativas de Crédito (Fecrecoop) e da Confederação Uruguaia de Entidades Cooperativas (Cudecoop).

O que é o Inacoop

O Inacoop foi criado em 2008 para propor, assessorar e executar a política nacional do cooperativismo no Uruguai. Tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico, social e cultural do setor cooperativo e sua inclusão no desenvolvimento do país.

?A entidade conta com ferramentas fundamentais para executar seu trabalho, como o Fundo de Promoção e Educação (Fomcoop) e um Fundo Rotatório Especial (Frecoop) para financiar projetos destinados ao desenvolvimento cooperativo.





Fonte: Sicoob Central SC/RS Assessoria de Imprensa.

Voltar ao Site