Encontro teve 22 participantes de 18 cooperativas de diferentes ramos de atuação
A área de Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-SC) promoveu, na última semana, a primeira etapa da Formação de Coordenadores dos Programas Sociais das cooperativas catarinenses em 2019. O evento foi realizado em Florianópolis e contou com 22 participantes de 18 cooperativas de diferentes ramos de atuação. Participaram os coordenadores dos programas Mulheres Cooperativistas, JovemCoop e Cooperjovem.
O superintendente do Sescoop-SC, Neivo Luiz Panho, fez a abertura do evento e reforçou a importância dos coordenadores para o desenvolvimento dos programas. Eles são o elo entre a cooperativa e o público alvo: mulheres, jovens, escolas, comunidades. E atuam diretamente na difusão dos princípios e do modelo cooperativista, por isso essas capacitações são muito relevantes e pertinentes, afirmou.
Durante um dia e meio, os participantes foram instruídos, por meio de dinâmicas, a lidar com gestão e mediação de conflitos, usando ferramentas de diálogo e trabalhando comportamentos e posturas. De acordo com Graciele Valerius, coordenadora na Copérdia, o curso foi importante para melhorar a atuação no dia a dia dos projetos, trabalhando a partir das dificuldades e verificando como melhorar os pontos falhos.
Hoje, muito mais do que você ter habilidade de coordenar um projeto, de fazer todo o controle financeiro dele, você precisa saber lidar com pessoas, com os egos, com as opiniões diferentes, motivar, engajar, querer que eles façam parte. E para conseguir isso você precisa se conhecer, primeiramente, conseguir analisar o perfil das pessoas, saber como lidar com cada um, analisando as diferenças e incentivando o trabalho conjunto, concluiu.