Marco Aurélio Almada: modelo alemão é fonte de inspiração, pela longevidade e expressividade
Sicoob Central Rio, Sicredi Rio e Unicred Rio Central RJ/MT realizaram, dia 27 de novembro, a conferência Lincc (Liderança e Inovação para o Cooperativismo de Crédito). Com patrocínio do Sescoop-RJ, o evento teve o objetivo de ampliar o conhecimento dos líderes para ajudar a construir o planejamento do setor para os próximos anos.
A consolidação da parceria dos três sistemas no estado é muito importante para levar os benefícios do cooperativismo de crédito à população fluminense, destacou Luíz Antônio Ferreira de Araújo, diretor-presidente do Sicoob Central Rio.
Na primeira palestra, Stefan Daferner, diretor de projetos da Academia Alemã das Cooperativas (ADG), explicou como funciona o sistema no país europeu e como eles estão se preparando para os próximos anos.
Não devemos falar do futuro das cooperativas. Na verdade, não existe futuro sem elas. Eu vivo e defendo isso todos os dias, explicou o executivo.
Em seguida, Zeca de Mello, professor e palestrante da Coppe/UFRJ e da Fundação Dom Cabral, falou sobre a importância do propósito para a vida nas organizações. Quando a gente fala de propósito, está falando também de motivação das pessoas. É uma força de união, mas que também consiste em respeitar as diferenças, exaltou.
Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), encerrou a programação, trazendo um panorama do cenário do cooperativismo no nosso país e uma comparação com outras nações do mundo. Os modelos alemães são destaque pela longevidade e expressividade. Temos de nos inspirar neles para perpetuar o cooperativismo no Brasil, elogiou, em referência também à participação de Stefan Daferner.
Os representantes das outras instituições realizadoras também destacaram a importância do Lincc. Esse evento é a cristalização do esforço para construir um sistema forte e atuante no Rio de Janeiro. Temos muito a fazer juntos, com o apoio das principais autoridades financeiras do país, disse Jorge Farah, vice-presidente do Sicredi Rio.
Nós estamos aqui porque não somos concorrentes, somos parceiros. Comungamos do desejo em criar um bem-estar sócio econômico no estado, defendeu José Maria de Azevedo, presidente da Unicred Central RJ/MT.Ações, como essa, plantam a semente de que os sistemas podem se unir em uma parceria estratégica e na construção de soluções, afirmou Vinícius Mesquita, presidente da OCB-RJ/Sescoop-RJ.