Objetivo do projeto é a aproximação com o público jovem, procurando difundir a experiência cooperativa e estimular soluções cooperadas
Mais de 800 pessoas foram impactadas pelo Sicoob Conexão, realizado de 12 a 23 de junho em quatro cidades catarinenses: Florianópolis, Chapecó, Joinville e Lages. No Brasil, o projeto abrange 27 cidades em setes estados e no Distrito Federal. O objetivo do projeto é a aproximação com o público jovem, procurando difundir a experiência cooperativa e estimular soluções cooperadas.
Segundo Diego Aguiar Teixeira, do setor de Comunicação e Marketing do Sicoob Central SC/RS, que coordenou as etapas em Lages e Chapecó, há uma vontade muito grande dos jovens em transformar a realidade onde vivem, eles querem ser ouvidos e o Sicoob abriu um espaço para que essa experiência pudesse acontecer e resultasse em mudanças pessoais e coletivas.
Para Bárbara Capistrano Mostardeiro, responsável pela área de Entretenimento na Central SC/RS, que esteve nas etapas de Florianópolis e Joinville, houve uma participação muito intensa de todos, numa troca de conhecimento e aprendizado, pautada na busca de soluções inovadoras, criativas e de impacto.
O Conexão já passou pelo Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia, Paraná, Distrito Federal, Santa Catarina, e agora segue para Minas Gerais e São Paulo. Ao concluir essa primeira fase do projeto somaremos mais de 50 universidades envolvidas e cerca de 170 empresas juniores, com uma estimativa de impacto direto de 4 mil jovens com conteúdos e mais 10 mil pessoas de uma forma geral.
A ideia é também apresentar e compartilhar com o jovem universitário brasileiro como o Sicoob transforma vidas e comunidades inteiras, disse Camile Silva, supervisora de Comunicação e Marketing do Sicoob em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O Sicoob acredita em um mundo onde compartilhar se torna natural quando há consciência de que estamos todos conectados. De Norte a Sul, o Sicoob em parceria com a empresa Eureca tem mobilizado e engajado jovens universitários, utilizando-se da essência e dos princípios cooperativistas para pensar soluções coletivas e inovadoras.
Segundo Maico Maldaner, gerente do Sicoob São Miguel em Jardim Paraíso, que participou da etapa em Joinville, o Conexão Sicoob cativou os jovens, abriu mentes e incentivou-os a olhar de uma maneira diferente para uma instituição financeira, principalmente depois dos esclarecimentos sobre os fundamentos do cooperativismo. Maldaner acrescentou que o evento também mudou a sua visão sobre os jovens, pois eles têm uma boa percepção sobre finanças e falam sobre investimentos com muita propriedade.
Crislayne Battisti, supervisora Comercial do Sicoob São Miguel em Joinville, disse que o contato com os jovens foi muito positivo e eles gostaram muito do formato do projeto, das palestras, workshops, laboratórios e do desafio de buscar soluções financeiras para a comunidade.
Para Adriane Rech, coordenadora de Comunicação do Sicoob MaxiCrédito, que participou da etapa em Florianópolis, a troca com os jovens foi muito positiva, dá um gás para tudo e abre a mente para outras possibilidades, tanto por parte dos universitários quanto dos representantes das cooperativas.