Com a orientação dos brigadistas, todas as pessoas abandonaram o prédio em poucos minutos
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Sicoob Central SC/RS realizou no dia 21 à tarde, um exercício de simulação de incêndio, com evacuação completa do edifício onde funciona a sede da instituição financeira cooperativa. Também participaram funcionários de outras empresas que atuam no prédio, de 12 andares, no Centro de Florianópolis.
A ação foi coordenada pelo bombeiro voluntário Carlos Magno, com o apoio da Cipa e de funcionários brigadistas responsáveis por organizar a saída dos empregados em cada andar além da viatura do Corpo de Bombeiros que se deslocou até o edifício Schweidson, conforme combinado com o comando da corporação. A evacuação em caso de incidente grave é necessária para a emissão de um laudo técnico para o condomínio, ao mesmo tempo em que prepara todos os profissionais que atuam no edifício sobre como agir em caso real de incêndio ou outro tipo acontecimento que ponha em risco a vida das pessoas.
O alarme de incêndio disparou na central do prédio às 16h01 desta terça-feira. Conforme o treinamento, a recepcionista ligou para um brigadista no sétimo andar solicitando verificar hipótese de incêndio. Às 16h03 o incêndio foi confirmado e combatido. Um minuto depois foi acionado o plano emergencial de evacuação devido à fumaça (produzida artificialmente) que começava a se espalhar, acionando o alarme em todos os andares.
Imediatamente alguns brigadistas interromperam o acesso à Rua Tenente Silveira, a partir do Palácio Cruz e Sousa, e demarcaram com fitas a direção de saída do prédio, ao mesmo tempo em que as pessoas começavam a abandonar o local, pela escada, organizadamente, a partir dos andares superiores. Às 16h11 todos já haviam abandonado o edifício e aguardavam em local seguro numa rua lateral. O carro de bombeiros chegou às 16h12 e, após constatar que o incêndio havia sido controlado, autorizou o retorno em segurança. Toda operação foi realizada com êxito em 11 minutos, tempo considerado muito bompelo bombeiro voluntário Carlos Magno.
O treinamento para toda essa operação foi realizado no dia 24 de abril, com palestras do bombeiro Carlos para nove turmas e instruções sobre o exercício de evacuação do edifício Schweidson. No dia seguinte, as palestras foram com todos os voluntários brigadistas que trabalham no prédio pelo menos dois por andar.
Segundo Rafael Turazzi Moreira, brigadista e integrante da Cipa do Sicoob Central SC/RS, que coordenou os brigadistas, o exercício foi realizado com sucesso e é importante para que haja uma conscientização individual e coletiva para que não ocorram incidentes mais graves e todos se ponham a salvo em poucos minutos. A presidente da Cipa Lilian Regina Wilpert disse que a ação é parte importante da ação da Comissão, que tem por objetivo identificar e propor medidas que previnam e reduzam os riscos de acidentes nos ambientes de trabalho. Além disso, completou, a Cipa atua para preservar a saúde e a integridade física dos empregados, prevenindo doenças decorrentes do trabalho.