Dez clubes participam da competição e dois deles subirão para a Série A
Começa no próximo fim de semana a segunda competição mais importante do futebol profissional no Estado: o Catarinense Sicoob Série B 2019. Dez clubes entrarão em campo com o objetivo de conquistar o título ou o vice-campeonato e, assim, ascender à elite do futebol catarinense em 2020.
Participam do Estadual deste ano os clubes Almirante Barroso (Itajaí), Barra (Balneário Camboriú), Blumenau, Camboriú, Concórdia, Fluminense (Joinville), Guarani (Palhoça), Internacional (Lages), Juventus (Jaraguá) e Próspera (Criciúma).
Com 92 partidas e quase três meses de duração, o Estadual terá as duas primeiras partidas neste sábado, dia 1º de junho, e a grande final no dia 25 de agosto. A rodada de abertura terá os seguintes jogos no sábado: Guarani x Barra, às 15 horas e Concórdia x Internacional, às 15h30. No domingo: Almirante Barroso x Próspera, às 10 horas; Fluminense x Blumenau, às 15 horas e Juventus x Camboriú, também às 15 horas.
FórmulaO Catarinense Sicoob Série B 2019 será disputado em duas fases inicial e finais. A 1ª fase (inicial) será no sistema de pontos corridos em 18 rodadas. A 2ª fase (finais) será disputada no sistema de confronto eliminatório, em jogos de ida e volta, pelas duas melhores equipes da 1ª fase, com a primeira colocada sendo mandante da partida de volta. Os dois primeiros colocados da Série B estarão na Série A em 2020, enquanto o último será rebaixado para a Série C. Além do campeão e do vice, também os 3º e o 4º colocados terão direito a vagas para disputar a Copa Santa Catarina 2019.
Como estão os clubesDos 10 clubes, dois estão completando o centenário este ano: Almirante Barroso e Blumenau. O Internacional de Lages também está fazendo data cheia: 70 anos. Vários jogadores com passagem por grandes clubes do futebol brasileiro vão disputar o Catarinense Série B, entre eles o volante Léo Gago (ex-Avaí, Grêmio e Coritiba) no Guarani de Palhoça, o lateral Carlos Alberto (ex-Brusque, Figueirense e Corinthians) no Camboriú, o zagueiro André Luis (ex-Botafogo-RJ) no Concórdia e o goleiro Roberto (campeão pelo Criciúma e passagens por Vasco e Ponte Preta) no Próspera. O técnico Tcheco (ex-jogador de Corinthians, Grêmio e Coritiba) fará a sua estreia no futebol catarinense treinando o Barra.
Almirante BarrosoNo ano do seu centenário, o Almirante Barroso vai contar com uma Comissão Técnica experiente em busca do acesso à série A e o título do Campeonato Catarinense da Série B. O técnico Chiquinho Lima irá comandar o time. O elenco começou a preparação no dia 6 de maio e aposta no uso da tecnologia como aliada na busca constante da melhor performance dos atletas. Elenco até o momento: Hudson Jr, Vinícius, Jefter, Maninho, Rogélio, Igor Brondani, Diego Saraçol, Jonathan Oliveira, Lucas Garcia, Hildo, Diogo João, Daniel Oliveira, Jonatan, Dandan, Felipe Paulista, Andrezinho, Le Petit, Fabinho, Abner, Eduardo França, Marllon e Diogo.
BarraO treinador Tcheco, ex-jogador de Corinthians, Grêmio, Coritiba, entre outros, tem sua primeira experiência no futebol catarinense no comando do Barra. O clube de Balneário Camboriú busca pela primeira vez o acesso à elite de Santa Catarina. O time base é formado por Prezzi, Leo Felipe, Dão, Elton e Ruan, Jessé, Paulinho, Kelvy, Cris Magno, Gabriel Melo e Jean Carlos.
CamboriúO Camboriú entra no Catarinense Série B, mais uma vez, para retornar à elite estadual. Em 2019, a direção resolveu apostar em um treinador emergente no cenário estadual. Trata-se de Carlos Alberto "Teco", que terá sua primeira experiência frente a um clube profissional. Teco coleciona títulos nas categorias de base e era auxiliar de Waguinho Dias no Marcílio Dias. O elenco começou a preparação no dia 6 de maio, trazendo no grupo nomes conhecidos do futebol catarinense, como o atacante Sabiá, ex-Metropolitano e Marcílio Dias, o lateral Carlos Alberto, ex-Brusque, Figueirense e Corinthians, o meia Paulinho, que retorna ao clube, e o volante Renato Junior, ex-Avaí, que também retorna. A intenção do Camboriú é dar espaço também aos garotos da base, que fizeram uma boa campanha no Catarinense Série B sub-17.
GuaraniO Guarani de Palhoça está há um mês se preparando para o Catarinense Série B. Nesta temporada o Bugre contratou o treinador Hudson Coutinho (campeão da Série B em 2012 pelo Guarani) para comandar a equipe. Também chegaram jogadores experientes como Leo Gago e Thiago Silvy. Com grande foco na formação de atletas (reconhecido pela CBF como Clube Formador), o Bugre vai em busca do acesso à principal competição do futebol catarinense. Time base: Julio Cesar, Vinicius, Benhur, Xandão e Romulo, Aruá, Leo Gago e Samuel, Choco, Rodrigo Silva e Thiago Silvy.
InternacionalO Inter de Lages entra na disputa pelo retorno à elite do futebol catarinense no ano em que completa sete décadas de fundação. O escolhido para liderar a equipe na campanha é Paulo Porto, treinador com longo histórico, principalmente no Rio Grande do Sul e especialista em acessos - no mais recente, em 2018, comandou o Pelotas na campanha que levou o clube de volta à primeira divisão gaúcha. A pré-temporada do Inter, iniciada no dia 18 de maio, foi curta, mas o clube aposta na boa condição física de jogadores que estavam atuando até pouco antes do início da competição para compensar a reduzida fase de preparação. No elenco há nomes conhecidos do torcedor colorado, como os experientes volantes Michel Schmöller, de 31 anos, e Marcus Winícius, de 34, ambos com boas passagens pelo clube. A lista de novidades inclui o zagueiro Wendel Lomar, de 22 anos, formado nas categorias de base do Fluminense e que atuou no futebol francês nas últimas três temporadas, e o meia Birungueta, de 25 anos, ex-Treze (PB).
ConcórdiaPara 2019, o Galo do Oeste contratou o técnico Nasareno Silva, que possui em sua carreira como técnico diversos acessos à Série A Catarinense. Os jogadores destaques para esta disputa são o zagueiro André Luis e o centroavante Brasão. O grupo é formado por bons goleiros e em cada posição foram feitas contratações pontuais de acordo com a forma de jogo proposta pelo técnico. Os jogos do Galo serão no Estádio Domingos Machado de Lima.
BlumenauA preparação do tricolor teve início no dia 10 de maio, comandado pelo professor Moresche. O Blumenau conta com remanescentes de 2018, como o meia Sergio Alan, Rossetti, Rafael dos Santos, Maycon e os atacantes Natan Oletto e Marcinho. O elenco treina forte todos os dias. Entre seus amistosos preparatórios, enfrentou o JEC e o Juventus de Jaraguá. O Blumenau corre contra o tempo para finalizar a preparação para a Série B do Catarinense. O elenco e toda diretoria estão confiantes para o acesso à série A do Catarinense 2020 no ano do centenário.
FluminenseDepois de ficar entre os quatros primeiro no Estadual do ano passado, o Fluminense só voltou a movimentar o seu departamento de futebol profissional há cerca de dois meses, visando justamente o campeonato da Série B deste ano. O tricolor iniciou os trabalhos sob o comando técnico de Valmir Israel e seu auxiliar Cristiano Moreira, que é um novo integrante da comissão técnica. O presidente Anelísio Machado acredita que o clube tem condições de fazer uma campanha ainda melhor este ano. Estamos no caminho certo e poderemos em breve sonhar com novas conquistas. Temos apenas cinco anos de futebol profissional. Estamos investindo fortemente no futebol de base e destacamos o profissional como peça chave para o crescimento do clube. Assim como em 2018, os jogos do Fluminense serão realizados na Arena Joinville.
JuventusO comandante será Gelson Conte, que fez uma excelente campanha com o Aimoré na Série A do Gauchão deste ano, levando o clube para as quartas de final, depois de 53 anos. Da pré-temporada até a estreia, foram 40 dias de trabalho. É um grupo muito experiente. A maioria dos jogadores estava em atividade na Série A do Gauchão e do Paranaense e na A3 do Paulista. Destaque para Leandro Canhoto, que foi um dos destaques do Gauchão, além de Jeferson Paulista e Marcos Paulo.
PrósperaEm 2018, o Esporte Clube Próspera voltou a disputar uma competição nacional após sete anos fora do cenário. No mesmo ano do retorno, a equipe foi a campeã do Catarinense Sicoob 2018 Série C ao vencer o Itajaí, no Camilo Mussi, por 2 a 1. Na ocasião, Paulo Bayer era o técnico. Agora, em 2019, o time volta a campo com novo comandante: Luís Paulo Peixoto de Lima, o Bugre, com mais de 20 anos de base do Grêmio. Ele está à frente da equipe que tem como grande destaque o goleiro Roberto, campeão pelo Criciúma Esporte Clube e passagens por Vasco e Ponte Preta. Um grande projeto montado. Muitas mãos unidas para tocar o nosso Time da Raça, destaca o camisa 1. O time é presidido por Dorval Arriola Rodrigues.