Estudantes foram convidados para apresentar o projeto nos Estados Unidos e buscam apoio financeiro para fazer a viagem
Quatro estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, Isabela Battistella, Renata Müller, Ricardo Cenci e Roberta Debortoli, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Santa Catarina, em Xanxerê, venceram o programa Garatéa-ISS, concorrendo com alunos de 172 escolas brasileiras. O projeto vencedor vai ser testado na Estação Espacial Internacional e terá o apoio do Sicoob Credimoc.
Inscritos em agosto de 2018, os estudantes tiveram nove semanas para desenvolver um experimento para ser testado em microgravidade, no espaço. O projeto Gravidade versus capilaridade no processo de filtração, do IFSC Xanxerê, orientado pelos professores Andreia Weber, Daniel Ecco e Victor Bernardes, disputou com mais de 4 mil alunos e conquistou o primeiro lugar.
O projeto prevê o experimento de uma versão do filtro de barro brasileiro na microgravidade (gravidade próxima de zero). Para isso, será utilizado o processo de filtração por carvão ativado, substituindo a ação da gravidade pela capilaridade.
Os alunos do IFSC Xanxerê foram convidados para apresentar o projeto na SSEP National Conference em Washington, capital dos Estados Unidos, nos dias 1º e 2 de julho deste ano. Ainda em julho, o experimento será enviado até a Estação Espacial Internacional, levado por astronautas da Nasa.
Para viabilizar a viagem, os jovens buscam apoio financeiro. O Rotary Internacional de Xanxerê, além de oferecer ajuda em dinheiro, viabilizou o contato dos alunos com o Sicoob Credimoc, sendo recebidos nesta quinta-feira (13), na sede da cooperativa.
O gerente Geral do Sicoob Credimoc, Odir Francisco Sete, parabenizou os estudantes, agradeceu o contato do Rotary e disse que, com muita dedicação, empenho e cooperação, os jovens vão levar o nome de Xanxerê para o Brasil e o mundo e, por isso merecem todo o apoio.
Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo e-mail: ifscxanxeregaratea@gmail.com e/ou pelo telefone: (49) 99971-2794.