Este é o sexto ano da ação, que já atendeu cerca de 60 mil crianças entre seis e 12 anos
Cerca de 19 mil alunos participaram das oficinas teatrais promovidas pelo projeto A Turminha do Sulca, que encerrou as atividades de 2016. A oficina teatral, que percorreu 96 escolas de 16 municípios da região durante todo este ano, buscou promover a educação financeira dos alunos do ensino fundamental, participando da formação das crianças no conhecimento de noções básicas de como administrar um orçamento.
Este ano o projeto abordou a educação financeira de forma inovadora, por meio de oficinas teatrais, instigando nas crianças o trabalho com as artes e formatando a importância de entender o real valor do dinheiro e como administrá-lo. Para a consultora de Desenvolvimento Organizacional do Sicoob Credisulca e idealizadora do projeto, Eveline Marcon Francisco Dagostin, ver o envolvimento das crianças durante as atividades só reafirma o quanto o projeto tem relevância na educação financeira desse público.
Nessa atividade conseguimos envolver as crianças e despertar o interesse delas pelo cuidado com o seu dinheiro, entender o valor que ele possui e como ele interfere no orçamento da sua família. Cabe ressaltar também que esse projeto percorreu diversas cidades da região o que nos possibilitou conhecer um pouco da realidade desses alunos e de como é a sua relação com o dinheiro, explicou Eveline.
As atividades deste ano foram ministradas pela atriz, instrutora de teatro e produtora cultural, Diana Manenti, que em parceria com o Sicoob Credisulca, desenvolveu uma metodologia de trabalho lúdica, despertando o interesse das crianças por meio da participação. A amplitude do projeto nos permitiu o contato bem claro do quanto precisamos educar nossas crianças e adolescentes para o uso consciente do dinheiro. Noções básicas de educação financeira causam um impacto enorme na aprendizagem e no convívio social, enfatizou a atriz.
A Turminha do Sulca, atende ao sétimo princípio do cooperativismo, que leva em consideração projetos de inclusão social, preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, além de orientar para a formação de jovens com uma vida financeira saudável. Este é o sexto ano da ação, que já atendeu cerca de 60 mil crianças entre seis e 12 anos.