Agência, inaugurada no dia 16 de dezembro, está localizada na região central do município
A cidade de Santa Cruz do Sul (RS) ganhou no dia 16 de dezembro a primeira unidade de atendimento do Sicoob Valcredi Sul. A inauguração da agência, na região central do município, marca também a estratégia de crescimento da cooperativa de crédito e investimento na região que, para os próximos anos, planeja abrir 20 novas agências no Estado.
Para o presidente do Sicoob Valcredi Sul, Antonio Abilio Mantovani, 2015 é um ano histórico. Neste ano o Sicoob Central SC/RS completou 30 anos de história e começamos, a partir desse momento, a caminhada de expansão para o Estado do Rio Grande do Sul. Estamos satisfeitos com a acolhida e temos certeza de que nossa caminhada, nossa história não só em Santa Cruz do Sul, mas em todo o Rio Grande do Sul, está apenas começando, afirmou.
O Sicoob Valcredi Sul é diferenciado de outras instituições financeiras, por seguir um modelo de relacionamento mais próximo, mais amigo, identificando as necessidades de produtos e serviços financeiros dos associados. Oferecemos, mais do que produtos e serviços, soluções financeiras que contribuem com o crescimento dos associados. Além disso, os resultados da cooperativa são revertidos para a região, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população, disse Mantovani. Santa Cruz do Sul recebe um grande investimento, de uma cooperativa sólida, transparente e segura,, completou.
Santa Cruz do SulO município de Santa Cruz do Sul é um dos principais núcleos da colonização alemã do Rio Grande do Sul. A colônia foi fundada por lei provincial em 6 de dezembro de 1847. Os primeiros habitantes vieram dos distantes lugares das regiões do Reno e da Silésia, em 1849.
Localiza-se na mesorregião do Centro Oriental Rio-Grandense e na Microrregião de Santa Cruz do Sul. Com uma população estimada, em 2009, em 122.451 habitantes, é o polo de uma área denominada Vale do Rio Pardo.
As principais indústrias de tabaco do Brasil estão presentes em Santa Cruz do Sul. Entre as instaladas na cidade estão a Souza Cruz, líder em participação de mercado no país, e a Philip Morris, que responde por 54% da arrecadação de ICMS do município, entre outras.
A presença dessas empresas tem o respaldo dos produtores rurais de Santa Cruz do Sul e cidades vizinhas, como Venâncio Aires, Vera Cruz e Rio Pardo, onde o cultivo de tabaco para processamento também é a principal fonte de renda. Cerca de 6,6 mil hectares da área do município são dedicados ao tabaco, que acumula uma produção anual de 14,7 mil toneladas, na safra 2012/2013. Quatro mil famílias de Santa Cruz do Sul dedicam-se à atividade.
A cidade também possui outros ramos fortes em sua economia, como as áreas de comércio e serviços. O segmento comercial é hoje representado por aproximadamente 3.277 estabelecimentos e mais 2.793 empresas de prestação de serviços. Na totalidade o município tem 533 indústrias e 3.914 profissionais autônomos, formando uma rede bem estruturada.
O principal evento de Santa Cruz do Sul é a Oktoberfest, uma festa popular gêrmanica, que ocorre anualmente na cidade no mês de outubro. A Oktoberfest de Santa Cruz do Sul é a segunda maior do Brasil, apenas atrás de Blumenau (SC). A Oktoberfest é chamada de "a festa da alegria" e contou na edição de 2015, com mais de 200 mil visitantes.