Diálogos para a Cooperação foi o tema do Fórum, com apresentações de palestras e cases
O Sicoob São Miguel promoveu no dia 5 de outubro, no auditório do seu Centro Administrativo, o I Fórum de Boas Práticas do Programa Cooperjovem, com o tema Diálogos para a Cooperação. Estiveram presentes no evento profissionais dos diversos setores escolares, professores, gestores educacionais, membros das secretarias municipais de educação, autoridades e convidados.
Com o objetivo de reunir os profissionais que fazem o programa Cooperjovem nas escolas, compartilhar conhecimento e experiências, o Fórum seguiu uma programação com palestras e apresentações de cases.
Segundo o presidente do Sicoob São Miguel, Edemar Fronchetti, a cooperativa investe em projetos como o Cooperjovem por acreditar que qualquer mudança começa no ambiente escolar. As crianças que estão hoje na escola são as que amanhã estarão no mercado de trabalho, que irão nos substituir, por isso precisamos que elas estejam cada vez mais preparadas e conscientes. Eu admiro muito o trabalho do professor, pois muitas vezes além de ensinar ele fica com o papel de educar, o que não é nada fácil, principalmente na atualidade, disse Fronchetti.
O palestrante Eliseu Hoffmann, de Campo Mourão (PR), ministrou a palestra Juntos podemos construir um mundo melhor, e destacou que o professor é um cuidador, porém, um cuidador por vezes mal cuidado, que cuida dos outros e nem sempre cuida de si mesmo, referindo-se às questões físicas e emocionais.
As escolas catarinenses Amália Daltoé Agostini, de São Miguel do Oeste, Professora Maria da Glória Mattos, do Distrito de Idamar, no município de Dionísio Cerqueira, Olavo Bilac, da Linha Treze de Maio, Barra Bonita e o Núcleo de Ensino Fundamental Prefeito Libório Romildo Kuhn, de Palma Sola apresentaram projetos e cases que desenvolveram ou estão em andamento no programa.
Para encerrar o Fórum, a psicóloga Roberta Bonet proferiu a palestra Ative sua energia e revolucione o mundo a sua volta. Ela abordou o poder da mente e dos pensamentos e seu impacto no dia a dia e nos relacionamento, além de apresentar a técnica de alinhamento, utilizada para o controle mental.
Segundo a coordenadora do Programa Cooperjovem do Sicoob São Miguel, Andreia Moraes, o Fórum foi um momento ímpar. Esse é um momento que queremos repetir, ampliar e melhorar. Em nosso trabalho, assim como em nossa vida, temos um propósito e é bom saber que muito do que desejamos individualmente é convergente, que podemos, sim, trabalhar juntos, compartilhar e cooperar, afirmou.
Programa CooperjovemO programa Cooperjovem, criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), órgão vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e implantado nas escolas em parceria com as cooperativas, tem por objetivo a inserção de uma proposta educacional baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação. Atende professores e alunos do ensino fundamental de escolas públicas municipais e estaduais, visando o desenvolvimento integral dos educandos e preparando-os para o exercício da cidadania.