No ato estiveram presentes autoridades militares, religiosas, representantes de entidades de classe, presidentes de cooperativas, associados, diretores do Sicoob, conselhos de Administração e Fiscal, funcionários e convidados.
Representando a maior associação de micro, pequenas e médias empresas do Brasil (Ajorpeme), estavam o diretor de Eventos, Lucimar José dos Santos, e o presidente do Instituto Ajorpeme, Vanderlei Gonçalves de Assis. De acordo com Assis, há grande convergência nos objetivos das duas organizações, "Nossa entidade é associativista, assim como o Sicoob, nosso objetivo é a união e o desenvolvimento de nossos associados, por isso, a Ajorpeme está à disposição do Sicoob no que for necessário.
Para o coordenador regional do Sebrae em Joinville, Jaime Dias Júnior, o Sicoob vem para fortalecer o empreendedorismo. Apoiamos a abertura da agência aqui em Joinville por sabermos da importância de instituições que apoiem o empreendedorismo, afirmou.
O presidente da Gran Mestri, Acari Menestrina, falou em nome dos associados da cooperativa, destacando-a como importante fomentadora de crédito para o desenvolvimento de empresas e produtores rurais, que por sua vez, geram riquezas através da matéria-prima que abastece a agroindústria. Acari lembrou ainda das dificuldades no desbravamento da região Oeste de Santa Catarina, a importância da cooperativa nesse período e o quanto a instalação do Sicoob em Joinville será fundamental. Com bom humor, fez uma analogia entre a cooperativa e os produtos da Gran Mestri: Estamos trazendo para Joinville o que há de melhor em queijos e, claro, trazendo a melhor instituição financeira, comparou.
Neuto Fausto de Conto, diretor de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), complementando o pronunciamento de Acari, destacou a pulverização de crédito que o Sicoob promove e enalteceu a sua confiança na cooperativa. Aqui na região, realizamos a maior operação de crédito do estado, financiamos R$ 240 milhões para a instalação da fábrica da BMW. Porém, através da parceria com o Sicoob, financiamos muitas BMWs em investimentos rurais e empresariais, afirmou.
Na cerimônia, foram apresentados os profissionais que irão atender os associados, sob o comando do gerente Alexandre Oliveira Pires. Em sua saudação, Alexandre assumiu o compromisso e convocou sua equipe para que mantenha a cultura e o atendimento com o padrão de qualidade Sicoob. Nos três meses que fiquei em São Miguel do Oeste, conheci a cultura de atendimento da cooperativa, onde o ser humano está acima dos negócios. É assim lá e vamos aplicar esse mesmo trabalho aqui, garantiu.
O presidente do Sicoob São Miguel, Edemar Fronchetti, agradeceu a acolhida que a cooperativa recebeu de entidades e comunidade joinvilense, e destacou os propósitos da cooperativa. É um desafio vir para Joinville, a maior cidade do estado, pois estávamos em uma região com menos de 150 mil habitantes, aqui temos mais de 600 mil pessoas. É claro que, atualmente, não temos condições de absorver todo o mercado, porém, nossa política é estar próximo aos associados, tanto que em São Miguel do Oeste, com cerca de 23 mil habitantes economicamente ativos, temos três agências. Quando chegamos aqui fomos muito bem recepcionados pelo CDL, Ajorpeme, Sebrae, entre tantos outros. Nossa missão em Joinville é trazer a nossa cultura, na qual acima de um CPF está um ser humano, com suas necessidades e particularidades, queremos ter uma relação que vai além de transações financeiras, finalizou.
Após os pronunciamentos, o padre Ricardo Vicente, do Instituto de Educação e Assistência do Centro Educacional Dom Bosco, abençoou os presentes e as instalações. O gerente da agência, juntamente com o presidente, diretores e autoridades realizaram o descerramento da placa inaugural.