Você está em: Histórico de Notícias


21/08/15

Sicoob Noroeste sensibiliza empresas a aderir ao projeto Encadeamento Produtivo


Iniciativa visa desenvolver pequenas empresas da cadeia produtiva da Cooperativa Central Aurora Alimentos

A instituição financeira cooperativa Sicoob Noroeste, com sede em São Lourenço do Oeste, é parceira nas ações do Encadeamento Produtivo desde 2014. A iniciativa visa desenvolver e aperfeiçoar as pequenas empresas rurais e urbanas integradas na cadeia produtiva capitaneada pela Cooperativa Central Aurora Alimentos. Trata-se da extensão do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas, uma das mais antigas e vitoriosas parcerias orientadas para a profissionalização de produtores rurais do País.

Realizado pelo Sebrae/SC, Aurora Alimentos, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese e oito cooperativas agropecuárias (Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1 e Coopervil), o projeto beneficiará 2.500 empresas rurais e mais de 400 micro e pequenas empresas urbanas fornecedoras de insumos das cadeias produtivas de leite, aves e suínos. O contrato assegura investimentos de R$ 11,7 milhões no período de quatro anos, ou seja, até 2018, custeados pelo Sebrae (70%), Aurora e demais envolvidos no projeto (30%).

Somos parceiros desde quando nos foi apresentado o projeto, pois nossa carteira de pessoas jurídicas está em pleno crescimento. Cumprimos essa parceria colocando em prática o quinto princípio que rege o cooperativismo: educação, formação e informação. Com isso, os participantes têm acesso aos diagnósticos, planos de melhorias e consultorias, entre outros benefícios que o projeto oferece com um baixo investimento financeiro, afirmou Álvaro Grzebieluchas, do Sicoob.

O Sicoob Noroeste tem buscado empresas potenciais para este formato de capacitação. Neste momento em que é feito o processo de captação de empreendimentos um de nossos funcionários acompanha os consultores Edivan Franz e Francieli F. Finger. Apesar do processo estar em fase inicial, percebe-se que há interesse por parte dos empresários na busca de informações e aperfeiçoamento. Como é uma realização do Sebrae e da Aurora, os convidados têm aceitado participar do projeto com grande expectativa, disse Grzebieluchas.

Até o momento, 15 empresas aderiram ao Encadeamento Produtivo. São elas: Econ Administradora de Condomínios, Silveira Segurança Privada, Bressão Metalúrgica, Lojas Gaúcha, CMN Informática, Auto Mecânica Lasarotto, Center Fones, Mecânica e Auto Peças Angeval, Flach Ambientes, Auto Posto ER, JRO Transportes, Transportes Etges, Help Informática, Portal Minutta e Bach Fabricação de Móveis.

Grzebieluchas e o diretor executivo do Sicoob Noroeste, Gilmar Aristeu Bazzo, enfatizam a importância da iniciativa ao destacarem que em função do atual momento econômico, as empresas têm buscado se aperfeiçoar cada vez mais para se tornarem competitivas no mercado local, regional e nacional. Em São Lourenço do Oeste isto não é diferente, o projeto Encadeamento Produtivo vem em uma hora oportuna e se soma aos objetivos do Sicoob Noroeste, que busca o desenvolvimento local. Somos parceiros e incentivamos este tipo de iniciativa. Em função disso, não temos encontrado problemas na captação de empresas. Com certeza, os empreendimentos participantes saem na frente, pois terão todos os subsídios necessários, afirmou Gilmar Bazzo.

O presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Mário Lanznaster, explicou que o objetivo é qualificar todos os envolvidos no processo de produção, especialmente as pequenas empresas rurais e urbanas que participam da cadeia produtiva comandada pelo grupo. Os rigorosos padrões de qualidade e eficiência adotados pela Aurora devem ser compartilhados com todos os elos da cadeia produtiva. Essa é a essência do programa e é a garantia de produtos e serviços de qualidade ao consumidor final.

O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara, disse que o Projeto de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas representou a iniciativa de maior alcance envolvendo produtores rurais no sul do Brasil e foi um grande sucesso nestes 18 anos de existência. Agora, com a extensão para as demais empresas do segmento de agronegócio, por meio do projeto denominado Encadeamento Produtivo, a ação impulsionará ainda mais a competitividade e a inovação em todo o processo da cadeia produtiva, afirmou Ortigara.





Fonte: Sicoob Noroeste Assessoria de Comunicação.

Voltar ao Site