Objetivo é formar líderes, que recebem informações sobre cooperativismo, liderança e motivação
Numa parceria com a Cooperativa Agropecuária São Lourenço (Caslo) e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), o Sicoob Noroeste iniciou no dia 20 de abril o processo de formação de delegados/líderes. O primeiro encontro teve como tema o cooperativismo. Duas novas etapas estão programadas. Uma, com o tema liderança, será realizada no dia 24 de maio. A última, com o tema motivação, está agendada para o dia 14 de junho.
A ideia, segundo o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Noroeste, Artêmio José Flach, é trazer informações diferentes sobre o cooperativismo para os líderes. Flach explicou que como houve a abertura de novas áreas, a instituição financeira cooperativa aproveitou para envolver alguns casais destes locais. Eu vejo que a participação do casal é muito importante, pois prepara um conjunto de pessoas. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas nesse preparo, mais forte fica a sociedade.
João Batista Schneiders, instrutor responsável pela formação, disse que o treinamento busca apresentar regras, doutrina, filosofia e a história do cooperativismo. Por isso a gente trabalha num módulo o cooperativismo, em outro a parte de liderança e num terceiro módulo a questão da motivação, explicou.
Embora a existência do líder dentro do cooperativismo não seja algo recente, Schneiders disse que a existência de um comitê de líderes bem formado permite a efetiva agilidade nas tomadas de decisões. É um ato de inteligência, pois toda a vez que há o envolvimento de mais pessoas nas decisões, mais fácil é o acerto, observou.
Participação do casalUma das primeiras instituições financeiras cooperativas a adotar a assinatura do homem e da mulher em contratos de empréstimos, o Sicoob Noroeste buscou envolver o casal na formação de liderança. Para Flach, isso faz com que os resultados sejam alcançados com mais facilidade. No primeiro encontro cerca de 120 pessoas participaram da formação.