O Sicoob MaxiCrédito, com sede em Chapecó, uma das 40 cooperativas do Sicoob Central SC/RS, foi uma das 18 vencedoras do Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2015, que completa 17 anos com a proposta de reconhecer organizações catarinenses que desenvolvem iniciativas sustentáveis, voltadas à preservação ambiental, ao desenvolvimento cultural e à inclusão e participação comunitária.
O Sicoob MaxiCrédito foi premiado na categoria Participação Comunitária com o programa de educação financeira Maxi Poupe. Com foco em estudantes do ensino fundamental, o Maxi Poupe foi desenvolvido com o intuito de incentivar atitudes de cooperação e perenizar o cooperativismo na região. Através deste projeto, o Sicoob MaxiCrédito busca estimular as escolas a trabalharem a educação financeira já nas séries iniciais, onde as crianças aprendem sobre o valor do dinheiro e seu uso racional, sobre a importância da poupança e também sobre a cooperação na escola, na família e na comunidade.
O projeto Maxi Poupe já atendeu mais de 7 mil alunos em 32 escolas da região. Por onde passa, a ação deixa uma mensagem de conscientização e tem estimulado crianças, pais e professores a conhecerem mais sobre o cooperativismo. Dentre diretores, professores e estagiários foram 730 envolvidos no trabalho educacional.
Na opinião do vice-presidente, Ivair Chiella, o Sicoob MaxiCrédito, se preocupa com a comunidade e investe em ações locais. O Maxi Poupe é uma iniciativa que tem trazido muitos resultados por onde passa, seja através do trabalho lúdico de educação financeira e de cooperativismo, pelo simples sorriso de uma criança ou pelo reconhecimento da comunidade, afirmou. Chiella disse que este projeto não é apenas plantar uma semente, o que estamos fazendo é regar uma árvore para que no futuro a sociedade possa colher bons frutos.
As outras 17 organizações premiadas são: Celulose Irani, Copérdia, Diário Catarinense, Eletrosul, Instituto Martinelli, Koerich Imóveis, Malwee Malhas, Portonave, RBS TV, Revista Its, SBT SC, Sesc, Sesi Farmácias, Univali; e na categoria micro e pequenas empresas: Incentive Cultural, Miró Propaganda e Izunome.
Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC: http://advbsc.com.br/noticias/advbsc-apresenta-os-vencedores-do-premio-empresa-cidada-2015.html