Adriane Rech, Adriana Grigol, Ivair Chiella, Jucelita Neves, representantes do Sicoob MaxiCrédito no evento
Com muita festa o Sicoob MaxiCrédito recebeu na noite do dia 25 de novembro, no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, em Brasília, a terceira colocação no Prêmio Cooperativa do Ano. A instituição foi destaque na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo, com o trabalho Programa de Educação Financeira Maxi Poupe: Cooperando com o futuro das crianças.
O evento é promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras OCB e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), e tem como objetivo destacar projetos de cooperativas que tenham proporcionado benefícios aos seus cooperados e à comunidade. O Sicoob MaxiCrédito esteve representado pelo vice-presidente Ivair Chiella, pela diretora secretária Adriana Spolti Grigol, pela gerente de Comunicação Jucelita Neves e a assessora de Comunicação Adriane Rech.
Para o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, o cooperativismo faz a diferença nos municípios, nos Estados e, principalmente, para o país. As cooperativas têm conseguido, através do desenvolvimento econômico, fazer mais justiça social, destacou Márcio. Por isso, pensamos no prêmio como uma forma de destacar os projetos desenvolvidos nas unidades, levando novas ideias para outras instituições, pois a melhor escola é o exemplo, afirmou.
O prêmio recebido pelo Sicoob MaxiCrédito, mostra não só a importância dos resultados do Maxi Poupe para a comunidade, como também o envolvimento da cooperativa nos locais onde está inserida. Toda a equipe da MaxiCrédito está de parabéns por acreditar que este projeto de educação financeira traria bons frutos. Esse é apenas o começo de um trabalho contínuo que será desenvolvido com a comunidade, associados e colaboradores, disse o vice-presidente Chiella.
A coordenadora do projeto, Jucelita Almeida Neves, dedica o prêmio para escolas e secretarias de Educação, pelo apoio na execução do projeto. Vemos nesse prêmio a validação de todo um trabalho, e queremos agradecer a todos os envolvidos que nos permitiram deixar nas instituições de ensino a sementinha do cooperativismo e da conscientização da economia familiar, disse Jucelita.
O projetoCom foco em estudantes do ensino fundamental, o Maxi Poupe foi desenvolvido com o intuito de incentivar atitudes de cooperação e perenizar o cooperativismo na região. Através deste projeto, o Sicoob MaxiCrédito busca estimular as escolas a trabalharem a educação financeira já nas séries iniciais, onde as crianças aprendem sobre o valor do dinheiro e seu uso racional, sobre a importância da poupança e também sobre a cooperação na escola, na família e na comunidade.
O projeto Maxi Poupe já atendeu mais de 7 mil alunos em 32 escolas da região. Por onde passa, a ação deixa uma mensagem de conscientização e tem estimulado crianças, pais e professores a conhecerem mais sobre o cooperativismo. Dentre diretores, professores e estagiários foram 730 envolvidos no trabalho educacional.