O Sistema OCB realiza entre os dias 20 e 22 de outubro o III Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), na Universidade Federal do Tocantins, em Palmas. O tema desta terceira edição é Cooperativismo como Modelo de Negócios: as cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos.
O Sicoob MaxiCrédito participa do evento com a apresentação do programa de educação financeira Maxi Poupe. O projeto foi selecionado como relato de prática, no Eixo Identidade, um dos cinco temas debatidos por pesquisadores de todo o país. O objetivo dos trabalhos apresentados nesse eixo é o de construir uma mensagem cooperativa, ressaltando a importância da identidade, garantindo a sua autoridade econômica e moral e uma situação de melhores negócios para as cooperativas.
Com foco em estudantes do ensino fundamental, o Maxi Poupe foi desenvolvido com o intuito de incentivar atitudes de cooperação e perenizar o cooperativismo na região. Através deste projeto, o Sicoob MaxiCrédito busca estimular as escolas a trabalharem a educação financeira já nas séries iniciais, onde as crianças aprendem sobre o valor do dinheiro e seu uso racional, sobre a importância da poupança e também sobre a cooperação na escola, na família e na comunidade.
O projeto Maxi Poupe já atendeu mais de 7 mil alunos em 32 escolas da região. Por onde passa, a ação deixa uma mensagem de conscientização e tem estimulado crianças, pais e professores a conhecerem mais sobre o cooperativismo. Dentre diretores, professores e estagiários foram 730 envolvidos no trabalho educacional.
Na opinião do vice-presidente, Ivair Chiella, o Sicoob MaxiCrédito, se preocupa com a comunidade e investe em ações locais. O Maxi Poupe é uma iniciativa que tem trazido muitos resultados por onde passa, seja através do trabalho lúdico de educação financeira e de cooperativismo, pelo simples sorriso de uma criança ou pelo reconhecimento da comunidade, afirmou. Chiella disse que este projeto não é apenas plantar uma semente, o que estamos fazendo é regar uma árvore para que no futuro a sociedade possa colher bons frutos.
Em outubro, as escolas Diogo Alves da Silva, do Bairro Efapi e Professora Zélia Roque Lima Munzi, do Bairro
Alvorada, ambas de Chapecó, entraram em contato diretamente com a cooperativa para a realização do projeto. Para a coordenadora do Maxi Poupe, Jucelita Almeida Neves, isso demonstra o quanto o projeto tem alcance com as necessidades das comunidades, visando parcerias com instituições locais.