Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul reconheceu o mérito do Fundo Social e Comunitário da cooperativa
Em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no dia 25 de novembro, o Sicoob Ecocredi, de Três Coroas (RS), recebeu a medalha de Responsabilidade Social 2015, concedida em mérito ao Fundo Social e Comunitário da cooperativa.
Seguindo os princípios do cooperativismo, o Sicoob Ecocredi, primeira cooperativa afiliada ao Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), no Rio Grande do Sul, criou em 2011 o Fundo Social e Comunitário (FSC), que visa estimular o desenvolvimento das cidades e regiões em que atua. O Fundo é formado por uma percentagem das sobras líquidas, podendo receber doações de qualquer espécie, inclusive de associados, para ser utilizado em projetos sociais, técnicos e educacionais. Sempre observando a preservação dos princípios da transparência, moralidade e isonomia, e o benefício direto ou indireto aos associados.
Conforme o presidente do Sicoob Ecocredi, Analdo Slovinski Moraes, desde a sua criação, o FSC entregou um total de R$ 610.672,71, alcançando 17 entidades da área de atuação da cooperativa. É muito gratificante contribuir com entidades que trabalham e cooperam para uma sociedade mais justa. Esse valor distribuído é resultado do trabalho de todos os associados junto à cooperativa, obtido da utilização dos produtos e serviços. Trabalhando juntos, de forma consciente, conseguiremos aumentar os valores distribuídos e a quantidade de entidades e pessoas beneficiadas, informou.
Na última cerimônia do FSC em outubro de 2015, foram beneficiados projetos de 11 entidades localizadas nos municípios de Três Coroas, Igrejinha, Novo Hamburgo e Gramado, que dividiram o total de R$ 243.269,25.
O reconhecimento recebido através da medalha de Responsabilidade Social é fruto do trabalho de cada um dos associados junto à cooperativa. Por isso o Sicoob Ecocredi agradece aos associados cada associado, colaboradores e a comunidade. É graças ao empenho de cada um, que juntos através do cooperativismo, conseguimos contribuir para a construção de um mundo melhor, concluiu Analdo Moraes.