Você está em: Histórico de Notícias


12/12/16

Sicoob Credisulca tem crescimento recorde e prevê expansão para 2017


 Romanin Dagostin, presidente do Sicoob Credisulca, comenta as principais razões do ótimo desempenho alcançado pela cooperativa

Em entrevista exclusiva ao Jornal W3, Romanin Dagostin, presidente da cooperativa de crédito que mais cresce em Santa Catarina disse que o Sicoob Credisulca evoluiu nos últimos dois anos em ritmo superior ao do sistema bancário do país.

Em tempos de retração econômica uma das alternativas mais recorrentes é pedir auxílio às instituições bancárias, correto? Não mais! As taxas altas de juros, o atendimento quase sempre frioou automatizado, estão fazendo com que os clientes migrem para as cooperativas de crédito, uma alternativa fácil e rápida para reduzir custos financeiros.

Mas você conhece uma cooperativa de crédito? Deveria! Afinal, as cooperativas de crédito costumam trabalhar com taxas bem mais acessíveis do que aquelas praticadas pelos bancos tradicionais.

Hoje as cooperativas de crédito têm uma prateleira de produtos muito semelhante a dos bancos e com a livre admissão, pessoas físicas e jurídicas podem se associar. Você não precisa pertencer a uma determinada categoria ou ter uma atividade agropecuária, pois não há restrição ao perfil do cooperado.

Outra vantagem é que as sobras (que equivale ao lucro nos bancos) são divididas entre os cooperados a cada novo ano. Quem explica todos os benefícios é Romanin Dagostin, presidente da cooperativa de crédito que mais cresce no Estado, o Sicoob Credisulca, com sede em Turvo (SC).

Em entrevista exclusiva ao Grupo W3, o presidente explicou que as cooperativas de crédito brasileiras tiveram crescimento em ritmo superior ao do Sistema Financeiro Nacional, aproveitando a alta capilaridade e a oferta de taxas mais competitivas num momento de juros em níveis recordes. Prevendo este cenário de crescimento das cooperativas de crédito, no ano de 2015 fizemos uma reestruturação em todas as nossas agências e nos preparamos para este momento. O resultado foi este crescimento recorde, onde mais uma vez superamos os números do ano anterior e conseguimos através de uma gestão de transparência e governança, aumentar as sobras, que serão divididos entre os associados, comemora.

Segundo Romanin, diante da retração no setor bancário, as cooperativas estão aproveitando para expandir a oferta de serviços financeiros, incluindo cartões de crédito, consórcios, previdência e seguros. Mesmo em caderneta de poupança, o Sicoob conseguiu captação positiva no ano passado, na contramão do mercado.

Segundo o presidente, esses números revelam que o Sicoob tem conseguido um relacionamento mais próximo e personalizado com os tomadores de crédito e serviços financeiros do que os bancos. Diferente das instituições financeiras convencionais, os resultados das cooperativas retornam para o associado, explica.

Os números expressivos de ativos, créditos liberados, número de associados e rede de atendimento, levaram a cooperativa de crédito a obter resultados animadores. É que enquanto no sistema bancário tradicional o cliente é mais um na multidão, no sistema cooperativista, a valorização, a participação e o envolvimento entre instituição e associado, são diferenciais consolidadores de sucesso. Existe uma demanda crescente da sociedade com relação à aceitação e confiabilidade no sistema de cooperativas, que demostram solidez, bons resultados e o associado é também dono do negócio, afirma Romanin.

Valorização do funcionário

Para manter bons resultados é preciso capacitar os funcionários. Com visão empreendedora, o presidente do Sicoob Credisulca credita todo o sucesso da instituição financeira ao trabalho em equipe, que atua em 19 cidades do Estado. A oferta de empregos diretos disponibilizados pela Siccob já somam centenas de vagas, e todas essas oportunidades são acompanhadas de investimentos na preparação contínua dos funcionários para melhor atender seus associados. Esta aposta na capacitação profissional do quadro de empregados garante não só o crescimento do sistema, mas também a qualidade. Nosso atendimento é personalizado, o sistema é totalmente integrado, moderno, com contínuos investimentos em tecnologia, o que permite aos associado um atendimento cada vez melhor, acentua.

Aposta no futuro

Como planejar a vida financeira? Essa foi a base para uma oficina de teatro, desenvolvida para mais de 30 mil crianças das escolas da rede municipal e estadual nas cidades onde o Sicoob Credisulca atua. Por meio de atividades culturais e artísticas, as crianças recebem informações sobre o que é cooperativismo, sobre sustentabilidade e finanças, com foco para a organização do orçamento familiar. É um projeto social que visa trabalhar a educação financeira desde a base, algo que deveria fazer parte da grade curricular nas escolas, aconselha.

Fomento à economia local

Em tempos em que muitos municípios estão prevendo dificuldades econômicas para 2017, o Sicoob faz a sua parte para fomentar a economia local das cidades onde está estabelecido. Um planejamento sério e com visão de futuro que prevê o crescimento da cooperativa para os próximos 10 anos foi realizado e estabelece a expansão da cooperativa de crédito já a partir do ano que vem.

Toda movimentação financeira realizada pelo Sicoob nos municípios fortalece a economia local, pois o dinheiro não sai da cidade, permanece lá e gera emprego, renda e qualidade de vida para toda a comunidade. No próximo ano chegaremos também ao Rio Grande do Sul, onde teremos agência em Santo Antônio da Patrulha. Nosso plano de expansão prevê, ainda, abertura de agência em Lauro Muller, Imbituba e mais uma em Criciúma, concluiu Romanin.

em>



Fonte: Sicoob Credisulca Assessoria de Comunicação.

Voltar ao Site