O cooperativismo foi destaque em diversas cidades catarinenses no Dia da Pátria, 7 de setembro. O Sicoob Credija integrou o pelotão das escolas participantes do programa Cooperjovem. Durante o desfile, cada instituição de ensino apresentou seu Projeto Educacional Cooperativo (PEC) integrando alunos, pais e professores com toda a comunidade.
Sustentabilidade foi o tema escolhido pela Escola Professora Alda Santos de Vargas, em Sombrio, que levou para o desfile questões que refletem no modo de vida das pessoas. Resgatamos valores com as crianças e procuramos integrar diversos pontos que possuem relação positiva com a nossa maneira de viver, explicou a professora de Educação Artística, Silvia Cunha.
Para o presidente do Sicoob Credija, Wolni José Walter, promover o cooperativismo é também estimular um estilo de vida. O cooperativismo destaca princípios que contribuem com o nosso modo de agir e pensar, por isso é tão importante apresentar esse modelo desde cedo aos mais jovens, afirmou.
O Cooperjovem é um programa que tem por objetivo fortalecer os princípios do cooperativismo e estimular a cultura da cooperação entre os alunos de cooperativas educacionais e escolas públicas dos ensinos fundamental e médio.