Você está em: Histórico de Notícias


31/05/16

Sicoob Crediauc leva educação cooperativista para as escolas


 Em 2015, projeto foi desenvolvido com 4 mil estudantes de 32 escolas de 14 municípios do Alto Uruguai Catarinense

O Sicoob Crediauc iniciou no dia 25 de maio o Projeto de Educação Cooperativista e Financeira nas escolas de ensino fundamental de Concórdia e região edição 2016. As primeiras atividades foram desenvolvidas na Escola Básica Municipal Hedi Klein Matzembacher, no município de Ipira, com a participação de 115 crianças de 5ª a 9ª séries.  O evento contou com a presença da secretária da Educação de Ipira, Sandra Ravanelli, a diretora da escola Ozaide Lopes Vieira Linhares, o secretário de Turismo, Oladimir Rese, o gerente do Sicoob Crediauc de Ipira, Emerson Luiz Finger e a supervisora Clarice Klein. Foi muito positivo. Na abertura da atividade, a diretora da escola fez uma explanação muito oportuna. As crianças acompanharam as apresentações de uma forma muito atenta e interessada, assinalou a presidente do Sicoob Crediauc, Maria Luisa Lasarim.

Durante a realização do projeto, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma peça teatral, que tem quatro etapas distintas, Na primeira, os atores demonstraram  como funcionava  a compra de bens de consumo quando não existia a moeda. Depois, foi abordado o surgimento da moeda. Na terceira etapa, foi demonstrada a revolução industrial e o surgimento do cooperativismo e, por fim, uma visão bem humorada sobre a forma como os jovens podem participar do orçamento doméstico. As crianças receberam um adesivo do projeto e uma cartilha com 10 dicas de como poupar.

As atividades, realizadas nas escolas, mostram às crianças o que é uma cooperativa de crédito e como funciona, principalmente o Sicoob Crediauc, que possui unidades nos 14 municípios do Alto Uruguai catarinense.  Indiretamente, o projeto alcança professores, funcionários das escolas e familiares dos alunos. Com isso, queremos contribuir para o fortalecimento do pensamento cooperativo dos estudantes e da comunidade escolar, reforçou a presidente da cooperativa. Os jovens levam as informações sobre o cooperativismo e educação financeira e disseminam estes princípios na família e na sociedade, o que é o nosso objetivo. Desta forma, colaboramos para a formação de cidadãos melhores, que atuem de forma mais cooperativa nas localidades onde moram", acrescentou Maria Luisa. Em 2015, as atividades foram desenvolvidas em 32 escolas do Alto Uruguai Catarinense, nos 14 municípios de atuação da cooperativa, com a participação de mais de 4 mil estudantes.





Fonte: Sicoob Crediauc Assessoria de Comunicação.

Voltar ao Site