Você está em: Histórico de Notícias


20/12/16

Sicoob Credial incentiva famílias de agricultores a aumentar a produção


 A partir da esquerda: Marcio Bruxel,  Antonio Erminio Vivian, Darci Kluge, Rafael Grando e Renato Grando

Associados desde o dia 21 de outubro de 1992 ao Sicoob Credial, a família dos agricultores Renato e Margarida Grando são mais um exemplo de quem cresceu junto com a cooperativa e conseguiu, ao longo da história de vida, garantir sucessores para o trabalho na agricultura. Renato e Margarida possuem uma filha, Fabiana Grando, que atua como professora de Matemática, e um filho, Rafael Grando, que é o sucessor de Renato e Margarida na propriedade.

A família, que possui uma participação ativa na comunidade e no esporte, é defensora do sistema cooperativista. Possui como principal atividade agrícola, atualmente, a produção de 35 hectares de milho, 30 hectares de soja, 60 hectares de trigo, 90 hectares de safrinha soja e também possuem atividade de piscicultura e reflorestamento de eucalipto, que auxiliam nas despesas mensais e garantem renda para a família.

Renato e Margarida contam que começaram na agricultura com muitas dificuldades, pois antes da década de 80 a tecnologia no setor era pouco acessível. Quando iniciamos nossa vida na agricultura era tudo braçal, com pouca tecnologia. Hoje, além de termos tecnologia mais acessível, conseguimos com maior facilidade os recursos para investir na propriedade, e nesse sentido, o sistema cooperativista acaba contribuindo e muito para avançarmos na produção, disse Renato.

Um dos problemas enfrentados pelos agricultores são os altos investimentos tecnológicos na propriedade e o baixo preço dos produtos. Produtos como o trigo recebem um alto investimento para a produção, no entanto, com o movimento do mercado, muitas vezes somos prejudicados com os baixos preços, explicou.

Sicoob Credial e o desenvolvimento da agricultura

Renato e Margarida falaram ainda sobre a importância do Sicoob Credial para a vida da família. Ao olhar para a produção, Renato menciona o orgulho que sente do que conseguiram produzir com auxílio da cooperativa. Hoje temos máquinas e equipamentos de alta tecnologia com financiamentos na linha ‘Mais Alimento’. Uma colheitadeira New Holland que compramos em parceria com o meu irmão Nelson Grando, financiada pelo Sicoob, e que está em fase de liberação. Sentimos uma grande alegria em saber que podemos ter a oportunidade de investir em nossa propriedade,  pois temos uma cooperativa que está do nosso lado tanto nos momentos difíceis como nas ocasiões que estamos celebrando as nossas conquistas, completou.

O diretor Financeiro e responsável pela agência Maravilha Centro, Darci Valmir Kluge, disse que, assim como ocorre com a família de Renato e Margarida, o Sicoob tem incentivado muitas famílias associadas a reinvestirem para melhorar suas produções e propriedades. Para o presidente do Sicoob Credial, Hermes Barbieri, a cooperativa tem contribuído com o aumento da renda das famílias e o fortalecimento da produção para que elas possam ter melhores condições de competir no mercado. Segundo ele, o Sicoob Credial segue crescendo a cada ano porque acredita no desenvolvimento agrícola de sua região. A história da nossa cooperativa está ligada à vida de cada associado. Tudo o que fazemos, a forma como trabalhamos, tem relação com o nosso desejo de que as famílias possam estar cada vez mais entrelaçadas ao ideal cooperativista para terem uma vida digna e uma produção sempre maior, finalizou.





Fonte: Sicoob Credial - Assessoria de Comunicação.

Voltar ao Site