O Sicoob Central SC/RS realizou em São Miguel do Oeste, no mês de agosto, o II Painel para debater estratégias de sustentabilidade no sistema cooperativo de crédito. Segundo o assessor de comunicação do Sicoob São Miguel, Blásio Spaniol, a Política de Sustentabilidade do Sicoob Credivale, prevê várias ações para cada segmento: associado, cliente, comunidade, força de trabalho, fornecedor, governo e sociedade e meio ambiente.
Participaram do painel, representantes das cooperativas do Sicoob da região Oeste, com sede em Itapiranga, Palmitos, Cunha Porã, Pinhalzinho e São Lourenço do Oeste. Cada cooperativa participou com dirigentes, funcionários e associados convidados. De São Miguel do Oeste, marcaram presença, diversos representantes de setores da sociedade, como ambiental, autarquias públicas e mistas, fornecedores, órgãos de governo, associados, conselheiros e funcionários da cooperativa, somando aproximadamente 40 participantes.
Conforme o assessor de Comunicação, o programa de sustentabilidade do Sicoob Credivale, aborda os controles e estratégias para garantir uma gestão segura e sustentável. Procura-se a perenização das cooperativas e suas responsabilidades na comunidade onde atuam. Para isso são chamados representantes do público estratégico, a sociedade de entorno, as pessoas e instituições de relacionamento, e procura-se elaborar um diagnóstico e propostas para um trabalho em parceria com os órgãos e pessoas envolvidas direta e indiretamente com o cooperativismo de crédito, explicou.
O presidente do Sicoob São Miguel, Edemar Fronchetti, falou durante a abertura do evento destacando a importância do programa e a participação de vários setores da sociedade. A dinâmica
Durante o debate, os participantes foram divididos em grupos de estudo por setores: funcionários, dirigentes, associados, fornecedores, autarquias de governo, entidades e meio ambiente. Cada grupo recebeu questionário específico para responder e, no final, os integrantes se manifestaram sobre o encontro. Todos que fizeram uso da palavra destacaram a importância desse programa e registraram sua satisfação por terem sido convidados para contribuir com o encontro.
Ainda, de acordo com Spaniol, o programa promoveu encontros em diversas regiões do estado e, ao final, será elaborado relatório a ser repassado aos parceiros que participaram dos debates regionais.