Você está em: Histórico de Notícias


18/06/15

SGCs trocam experiências com funcionários de instituição financeira cooperativa


Cooperativa prepara equipe para entender como funciona e quais as vantagens dessa nova ideia

As primeiras cartas da Sociedade de Garantia de Crédito (SGC) GaranteOeste/SC foram assinadas em fevereiro, em Chapecó. Desde então, equipes estão em campo trabalhando para difundir essa ideia que ainda é novidade no Brasil. Com esse objetivo, na tarde do dia 16 de junho, no auditório Celso Deon Lazzarotto, funcionários do Sicoob Noroeste participaram de uma conversa com a equipe da GaranteOeste/SC e da GarantiSudoeste/PR. Cerca de 70 funcionários participaram do encontro.

Gilmar Aristeu Bazzo, diretor executivo do Sicoob Noroeste, disse que o objetivo é apresentar o funcionamento da SGC, mas também preparar a equipe para que possa trabalhar com esse novo produto.

Ele explicou que a SGC do sudoeste do Paraná também participou da conversa, pois hoje a instituição financeira atua com um Posto de Atendimento (PA) em Renascença (PR).

Para Bazzo, os funcionários precisam entender, para depois repassar para os associados, que a SGC não oferece apenas a garantia de crédito. Como há a parceria, todo o processo passa também pela a análise do Sebrae e, caso seja necessário, o empresário receberá uma consultoria. A intenção é fomentar os negócios com a sociedade, disse, lembrando que para isso há também a parceria com as associações comerciais e empresarias. A Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) é uma delas e funcionará como um posto avançado da SGC no município. Toda a associação comercial que é fundadora vai prestar atendimento para os empresários da cidade.

O presidente da GaranteOeste/SC, Sérgio Perondi disse que esse tipo de conversa faz parte dos trabalhos da SGC. Nos lugares em que estamos aplicando as ações os resultados estão sendo percebidos. Essa sequência de trabalho está nos deixando satisfeitos, comentou. Sobre a relação com a GarantiSudoeste/PR, Perondi falou que é importante, pois a troca de experiência fortalece as ações. Tudo isso só vem a somar, resumiu ele.

Jandir Bortoluzzi, presidente da Acislo, lembrou que os trabalhos para a formalização da SGC iniciaram um pouco antes de assumir a presidência da entidade. Contudo, defende a ideia de que se trata de mais uma ferramenta à disposição dos empresários. A gente conclama para que venham até a Acislo e conheçam o funcionamento, incentivou.

Experiência

Com cinco anos de funcionamento, a equipe da GarantiSudoeste/PR expôs um pouco do dia a dia dos trabalhos. Ademir Jorge Arisi, presidente do SGC do sudoeste do Paraná, contou que no início as coisas não foram fáceis. Entretanto, hoje a SGC é a segunda maior em volume no Brasil.

Ao ver o volume de recursos aportados pelo Sebrae e parceiros, Arisi disse que a GaranteOeste/SC já nasceu grande. Ele acredita que num período de três a quatro anos a SGC estará entre as maiores em movimento no país.

Agente de crédito da GarantiSudoeste/PR, Marcelo Suzin disse que durante a conversa em São Lourenço do Oeste a equipe repassou informações sobre o uso da garantia de crédito, e qual o benefício e a importância de o empresário estar utilizando a carta.





Fonte: Sicoob Noroeste Assessoria de Comunicação.

Voltar ao Site