Na noite de 24 de setembro, numa parceria com o Sebrae e apoio da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), o Sicoob Noroeste realizou uma sessão de negócios, com cerca de 50 participantes. O evento é uma oportunidade de cada participante divulgar e apresentar a sua empresa de um modo diferenciado, podendo ainda fazer uma troca de experiência, unindo ideias e criando outras, desenvolvendo a classe empresarial dentro e fora do município. O evento foi realizado no auditório da Acislo.
Jaqueline Bernardi Ferreira, que é supervisora de Produtos e Serviços do Sicoob Noroeste, foi a coordenadora da sessão de negócios. Para ela, o objetivo da sessão foi desenvolver ações de aproximação e ampliação das micro e pequenas empresas associadas.
Como as expectativas foram atingidas, Jaqueline adiantou que novas edições serão realizadas. Ela explicou que neste primeiro momento, 49 empresas foram convidadas, entretanto, hoje a instituição financeira cooperativa possui em torno de 400 empresas associadas. A gente vai dar oportunidade para mais empresas associadas participarem da sessão, afirmou, ao mesmo tempo em que completou informando que há possibilidade dos eventos serem realizados em outras cidades.
O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Noroeste, Artemio José Flach, parabenizou os participantes, e ressaltou as parcerias com o Sebrae e a Acislo. É preciso aprender o que o vizinho tem e assim todos nós crescemos. São Lourenço do Oeste cresce porque tem empreendedores que atuam unidos, e todos saem ganhando. Flach disse que quando o Sicoob foi criado, havia uma lista de objetivos, entre eles o desenvolvimento local. Estamos atendendo um dos objetivos, pois aplicamos na própria comunidade, reforçou.
O presidente da Acislo, Jandir Bortoluzzi, disse que a sessão de negócios consegue gerar transações reais e que a experiência já alcança outros municípios. Para o empresário, Loivo Divino Bado, a sessão abriu a oportunidade para que empresas de outros municípios também pudessem participar e expor seus produtos e serviços. Às vezes, a gente começa a empresa pelo nome, mas não sabe qual é o ramo de atuação.
FocoSegundo o diretor executivo do Sicoob Noroeste, Gilmar Aristeu Bazzo, a instituição financeira cooperativa, em parceria com o Sebrae e associações comerciais da região Noroeste do Estado, está realizando vários eventos com foco nas micros e pequenas empresas e empreendedores individuais.
Bazzo explicou que o trabalho, a exemplo da sessão de negócios, busca envolver todos os municípios de abrangência do Sicoob Noroeste. Além disso, a instituição financeira cooperativa está desenvolvendo o projeto Empreender, do Sebrae, com alunos do Colégio Raul Pompeia, de Campo Erê.
O trabalho desenvolvido com este público justifica-se por representar 99% das empresas do país, representa 25% do Produto Interno Bruto (PIB), 52% dos empregos formais e a cada dez novas vagas, sete são geradas por estas empresas, segundo dados do Sebrae, disse Bazzo. Para ele, a microrregião Noroeste precisa fortalecer este trabalho, fomentar a criação de novos empreendimentos e consolidar os atuais.