A assistente de Comunicação do Sicoob São Miguel e coordenadora do programa Cooperjovem, Andreia Moraes, esteve em Florianópolis nos dias 3 e 4 de fevereiro participando do 3º Encontro de Coordenadores do Cooperjovem. Segundo Andreia, o encontro reuniu 22 coordenadores das cooperativas parceiras do programa. Os dois dias, organizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), proporcionaram troca de experiências entre os participantes, discussões em torno do Projeto Educacional Cooperativo (PEC), do Projeto de Acompanhamento Cooperativo (PAC) que será desenvolvido neste ano pelos coordenadores, e, acima de tudo, desenvolvimento pessoal para formação de lideranças. O CooperJovem não é um projeto pontual na escola, é um programa que permite maior integração entre escola, família, comunidade e cooperativa através da cultura da cooperação. Estar presente na comunidade e propiciar o seu desenvolvimento são princípios do cooperativismo, explicou Andreia.
Conforme a coordenadora, no ano anterior as escolas estabeleceram um objetivo geral a ser atingido com o programa, seja em curto, médio ou longo prazos. Em 2015, as ações continuam e novas etapas serão agregadas, seguindo uma programação pré-estabelecida.
O EncontroO primeiro dia do encontro trouxe à tona características diferenciais para a evolução do programa Cooperjovem nas escolas. Por meio de atividades em grupo, que tinham como objetivo despertar competências fundamentais nos coordenadores, os consultores Rômulo dos Santos e Renata Monteiro, da empresa Catuetê, de Curitiba, incentivaram o debate para o alcance de resultados. Partimos de diálogo como fruto do aprendizado. Tudo isso é construído pelos participantes, com rodadas contínuas de discussões em torno dos desafios e oportunidades do Cooperjovem. Usamos metodologias que deixam o ambiente mais livre, assim o aprendizado é maior, afirmou Rômulo.
A consultora Denise Crespo Nunes guiou os trabalhos no segundo dia, que foi voltado para o desenvolvimento do PAC dos coordenadores. Nesse ano tivemos a entrada de 12 novas escolas no programa, o que totaliza 80 escolas em Santa Catarina. Esse encontro deixa os coordenadores mais preparados para desenvolver os projetos com professores e alunos e possibilita que aperfeiçoem e desenvolvam competências, trabalho em equipe, protagonismo e cooperação, disse Patricia Gonçalves de Souza, coordenadora de promoção social do Sescoop/SC.
O próximo Encontro está marcado para os dias 26 e 27 de março, no Hotel Praiatur, na praia de Ingleses, em Florianópolis.
Fonte: Sicoob São Miguel / Polo Comunicação.